LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

compare example

Hello everyone ..

I have a program here that compares two files and shows where the picture is different. (in this case, put a photo of a machine and compare the same photo with a cut in it just to test the program) and it really works ..

But I want an LED lights up if the images were really different ..

And I would also like one of the images to be compared were taken from a web cam. Is it possible? how?

I have tried many ways and methods and failed. Can anyone help me?

thankss

Bruna

0 Kudos
Message 1 of 4
(2,954 Views)

Hi Bruna!

I saw your VI, to compare the images in the way that you want, you can just change the comparison function.
You are using the "IMAQ Compare" vi, there is another funcion called "IMAQ Absolute Difference VI" (https://www.ni.com/docs/en-US/bundle/ni-vision-labview-api-ref/page/imaqvision/imaq_absolute_differe...).

This function subtracts the images, I guess is what you want, it will allow you to know when the images are really different reading the result of the function, so it can be a condition that enable the led to light up.

Hope have helped you, if you get any problem let us know!

Regards!

Barbara Pracek
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brasil

0 Kudos
Message 2 of 4
(2,910 Views)

Olá Barbara, muito obrigada pela ajuda !!

É dificil encontrar brasileiros que trabalham com o labview !!

Legal !!

Bom, agora o programa me mostra apenas o que há de diferente entre as fotos, exatamente oque eu queria.

Porém, e se as fotos que eu colocar forem iguais?? Eu ví que você me disse que é possivel acender uma luz, ou LED para indicar o status da comparação.

Como fazer isso??

Já trabalhei com outras coisas no labview, mas em comparação de imagens, nunca; Então estou um pouco perdida.

Eu gostaria assim:

Caso as imagens sejam iguais ele me mostre um sinal positivo, um OK, ou um led verde...whatever....

E caso sejam diferentes me mostre um sinal também, um led vermelho....sei la...

não consigo encontrar aonde posso colocar o sinal para os dois casos.

Muito Obrigada !!

Bruna

0 Kudos
Message 3 of 4
(2,891 Views)

Olá Bruna!

Realmente há um modo de usar o resultado da função “Absolute Difference” para acender o seu led indicativo. Contudo isso envolve algumas conversões de dados e comparações e pode acabar se tornando complicado demais.

Mas o LabVIEW possui um assistente bem simples para configurar seu programa de aquisição e comparação de imagens e que vai te levar ao mesmo resultado.

Dentro da palheta “Vision and Motion” -> Vision Express -> Abra o “Vision Assistant”.

Será aberta uma nova tela onde você irá selecionar as configurações.

O primeiro passo será a escolha da imagem que você deseja comparar com sua imagem adquirida ( Ver figura Get Image). Esta será seu “padrão”, seu template, a imagem correta por assim dizer.

Em seguida, selecionar a aba: Machine Vision (figura Machine vision) – lá, abra a função “Pattern Matching”, esta fará a comparação entre seu template e a imagem adquirida, e portanto lhe permite alterar algumas configurações para se adequar a sua necessidade.

Primeiro, você deve selecionar a área da figura que sera usada na comparação (Ver figura “pattern”).

Após confirmas as opções, clicar em “Select Controls”, e selecionar, do lado direito “Matches”.

Pronto, já pode finalizar o Vision Assistant.

Montei um exemplo, onde uso o score como parâmetro de comparação (Ver a figura Comparison).

A saída “Matches” do Vision Assistant é um array, portanto será necessário indexá-lo (Index Array), e depois aplica-lo na função “Unbundle by name” que lhe permitirá ler o sinal desejado no caso, o score, a partir daí você pode tratar esse valor da maneira como achar melhor e usa-la como condição para o acendimento de seu led, no exemplo que criei usei uma constante para ser comparada com o score, e a partir deste resultado acendo ou não o led.

Você encontra mais detalhes, no tutorial sobre o Vision Assistant:
https://www.ni.com/docs/en-US/bundle/ni-vision-assistant-help/page/visionassist.html

Espero ter conseguido lhe ajudar!

Havendo problemas volte a entrar em contato!

Atenciosmente,

Barbara Pracek
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brasil

0 Kudos
Message 4 of 4
(2,870 Views)