LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Construção de variável numérica

Olá!

Estou fazendo um projeto que precisa ler alguns endereços de um CLP via Modbus, e tenho 2 dúvidas:

- Estou usando como base para construir meu programa a VI modbus fundamentals. Para acessar os dados, em um certo ponto é usado uma array constant, que dentro dela tem diversos shared variable refnum in, que eu não consegui construir. Como eu consigo fazer este bloco?

- Estou utilizando um CLP da Atos (MPC4004), e o software deste equipamento me deu como endereços ModBus do 30001 a 30011, que são endereços que não existem na livraria do exemplo citado acima. Nesta situação, qual a forma mais adequada para conseguir acessar esses endereços: é necessário trocar a livraria? Preciso de alguma informação específica do CLP?

Obrigado

0 Kudos
Message 1 of 6
(3,354 Views)

Olá, Ricardo.

Respondendo sua primeira pergunta, você pode clicar com o botão direito na entrada shared variable refnum in, por exemplo, do VI Open Variable Connection ou Write Variable, e escolher Create>>Constante. Nesse caso será criada apenas uma constante e não um array, no entanto você pode pegar na paleta Array uma constante de array (Array constant) e colocar a constante de shared variable dentro. 

Quanto a segunda dúvida, primeiramente você deve criar a sua biblioteca com suas variáveis e para isso você pode seguir o tutorial abaixo.

http://www.ni.com/white-paper/13911/en

A partir da seção "Writing to Modbus Addresses in LabVIEW', o tutorial ensinará como acessar as variáveis usando diretamente uma Shared Variable e não como acessá-la programaticamente como você está tentando fazer. Para isso, bastará continuar seguindo o exemplo anexo, nesse estágio você já encontrará a variável clicando na shared variable refnum em Browse..>>Current project (no combo box Browse). Mas caso você não tenha muitas variáveis e achei o processo no tutorial mais simples, você pode escolher fazer como ele ensina sem prejuizo algum.

Espero ter respondido tudo, mas caso algo não tenha ficado claro, por favor, sinta-se à vontade em perguntar novamente.

Cordialmente,

Plínio Costa
Senior Techinical Support Engineer
National Instruments Brazil

Message 2 of 6
(3,313 Views)

Obrigado pela resposta, que foi muito boa.

Agora, tive uma dúvida: gerei uma biblioteca específica e para escrever endereços Modbus via lab view, criei a VI write (em anexo). Joguei no meu arquivo principal, mas percebi que da forma que fiz terei problemas: é possível criar uma subVI para atender as minhas necessidades?

Obrigado

Download All
0 Kudos
Message 3 of 6
(3,292 Views)

Ricardo, tem como você me explicar melhor o que você deseja fazer? Eu dei uma olhada no seu VI Write, no entanto não entendi o que você fez. Você havia dito que deseja ler endereços específicos, porém no seu Vi write todas as shared variable são do tipo escrita.

Cordialmente,

Plínio Costa

0 Kudos
Message 4 of 6
(3,283 Views)

Bom dia Plinio!

O meu objetivo é ler num determinado momento estes endereços e em outro momento escrever nos mesmos endereços (analisar que os endereços que estão no diagrama de blocos do Projeto), os endereços do novo-vm (escrita) e progr-vm (leitura) são iguais, bem como novo-am e progr-am, além de novo-vd e progr-vd.

Isto é possível?

0 Kudos
Message 5 of 6
(3,275 Views)

Olá, Ricardo.

Desculpa pela demora na resposta, eu estive a última semana fora do escritório.

Sim, é possível. Desde que o endereço que você está usando é Read/Write, você pode ler e escrever normalmente nele.

http://zone.ni.com/reference/en-XX/help/371618D-01/lvmve/dsc_modbus_using/

Para ter a mesma variável no LV tanto como escrita como leitura basta fazer uma cópia dela e clicando com o botão direito trocar o modo de acesso. 

>>Botão direito>>Access mode>>Read

Cordialmente,

Plínio Costa

0 Kudos
Message 6 of 6
(3,232 Views)