Multifunction DAQ

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Canais de AI com diferentes "Time Settings"

Felipe,

 

As entradas analógicas, são:

 

- 11 Termopares tipo K (CARTER, EXAUSTAO, TP6, TP7, Entrada arrefecimento, Saída arrefecimento, tanque de combustível, TP1, TP2, TP3, TP4);

No momento eles estão sendo configurados como "differential", mas para que a placa 6363 tenha canais suficientes, a intenção é de passa-los para  "RSE", levando em consideração a necessidade de recalibrar os termopares.

Trabalham com uma faixa de tensão entre 10 e -10 volts.

Os valores são dados em ºC.

Acho que podemos usar a taxa de 200S/s.

- 5 Gases (CO2, CO, O2, THC, NOX);

Trabalham com uma faixa de tensão entre 10 e -10 volts.

Os valores são dados em % e PPM.

A taxa de amostragem pode ser a mesma que a de temperatura ou até mesmo menor que isso.

- Pressão;

O valor é dado em bar.

Tem um amplificador, e dois tipos diferentes de transdutores que serão posicionados conforme a necessidade (Ora um, ora outro).

- Encoder;

 

Tem uma entrada analógica para Período que esta trabalhando em paralelo. 

Não sei se respondi tudo, mas mandei alguns dos arquivos, incluindo o VI. Aguardo respostas! Obrigada.

 

0 Kudos
Message 11 of 22
(990 Views)

Olá Vivian,

Obrigado mais uma vez pelas informações e pelo VI.

Com relação ao VI, vamos podemos falar sobre ele mais para frente. Por enquanto, vamos focar em fazer sua placa NI-6363 conseguir ler todos os seus sensores.


Um comentário sobre os termopares (é importante que você verifique isso, pois as leituras podem não ser precisas. No entanto, não é obrigatório para as instruções que vou passar logo abaixo:

No caso específico de termopares, existem outros condicionamentos importantes que devem ser feitos para que a placa DAQ consiga ler bem seu sinal, como filtro e amplificadores de sinais. A NI tem módulos específicos para trabalhar com esses transdutores e que já fazem esse condicionamento.

Existe um condicionamento do sinal dos termopares ou eles estão conectados diretamente à sua placa?


Passos para fazer a leitura dos canais analógicos e do Encoder com sua Placa

 

Para verificarmos se sua placa está conseguindo ler todos os canais de forma adequada e já irmos preparar as rotinas de aquisição, vou pedir que você crie os seguintes elementos no NI-MAX:

 

  1. Custom Scales - Você precisa criar as escalas que vão converter os sinais de tensão para uma outra grandeza. Para isso, você pode seguir as instruções mostradas nesse tutorial.
    A imagem abaixo mostra algumas escalas que eu criei aqui baseadas em seu projeto. Veja como fica:

 

Scale Print.png

 

Obs: Para os termopares não será necessário, pois você já irá criar tasks (ou tarefas) de temperatura, como vou explicar mais para frente.

 

2. Canais Virtuais: Cada canal físico de aquisição que você usar em sua placa terá um Canal Virtual Associado a ele. No canal virtual você vai determinar a faixa de leitura,  a terminação (Differential, RSE e NRSE) e apontar as escalas personalizadas criadas no passo um para fazer a conversão correta dos valores adquiridos. Veja como criar canais virtuais no nesse tutorial.

 

Veja as considerações que você deve ter para determinar se deve usar Differential, RSE ou NRSE. No seu caso, eu acredito que você deva usar RSE para os termopares e NRSE para os outros sensores (pelo que eu vi o sinal deles é referenciado a um GND).

 

A imagem abaixo mostra a criação de um canal baseados em seu projeto. Veja como fica:

 

Channel Print.png

Note que no caso do termopar você terá que fornecer uma fonte de compensação de junta fria (CJC Source). Selecione a mais adequada para seu projeto.

 

A imagem abaixo mostra como fazer o link entre a escala e o Canal Virtual:

 Connecting Scale to a Channel.png

 

 

 

3. Criar Tarefas: As tarefas irão conter canais (que podem ser de diferentes tipos) e irão determinar questões como taxa de amostragem e número de amostras. Veja como criar tasks para multiplos tipos de canais nesse tutorial.

 

Veja uma tarefa que eu criei baseada no seu projeto:

 

Analog Input Tasks.png

 

 


Como eu mostrei nas imagens anteriores, eu iniciei o proecesso de criação de escalas, canais e tarefas baseado em seu projeto aqui no meu NI-MAX. Eu exportei as configurações dele para você possa importar no seu MAX e ter um ponto de partida para ajudar.

Veja aqui como importar as configurações do MAX a partir do arquivo que está anexo.

 

Como eu não tenho aqui exatamente a mesma placa que você, eu criei uma placa simulada. Então, quando você importar as configurações, terá que atualizar os canais virtuais para apontarem para a sua placa, em vez da minha simulada.

 


Quando você tiver criado tudo no MAX. você deverá ter duas conseguir rodar as duas tarefas (Entradas Analógicas e Encoder) em paralelo, no próprio MAX através do botão Run contido nas páginas de configuração de cada tarefa. Você não conseguirá ver uma tarefa por vez na janela do MAX, no entanto as duas estarão rodando simultaneamente sem erros. Isso vai validar qua a placa consegue ler todos os seus sensores.

Com isso feito, você poderá exportar tudo isso que foi feito no MAX para o LabVIEW com apenas alguns cliques...mas isso vemos depois.

Tente seguir esses procedimentos e me retorne dizendo se funcionaram.

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 12 of 22
(980 Views)

Olá Felipe! Fiz o que você me pediu, eu exportei as configurações que fiz e coloquei em anexo para que você possa ver... Como você não tem a placa igual a minha, não sei como ira abrir para você.


Enquanto eu fazia as configurações, fiquei com algumas dúvidas:

 

Por que estamos usando a configuração de Thermocouple para os termopares invés de usarmos como Voltage?

Para os termopares você mensionou que continuaremos a utilizar a ligação do tipo RSE, porém como Thermocouple não aparece a opção de mudar o tipo de Terminal Configuration?

Como o Encoder foi configurado para frequência, o Input Terminal será referente a qual canal (A, B, Z)? 

 


Em termos dos sensores de gases eu deixe alguns como Differential, que era o modo que estava anteriormente, apesar de você ter comentado de utilizar como NRSE... Se precisar eu mudo!


 

Com relação as configurações das escalas e amostragem, deixe do mesmo jeito que você colocou nos exemplos.


Para o condicionamento do sinal dos termopares esta sendo utilizado o AD595, que já está considerando a junta fria, além de alguns filtros. 


Quando mandei rodar as duas tarefas através do botão RUN, para o encoder ocorreu o erro 200474 e para as entradas analógicas ocorreu o erro 200077.


E a Pressão? Como fica?

 

Obrigada!

 

 

 

0 Kudos
Message 13 of 22
(967 Views)

Olá Vivian,

 

Sobre a questão de Ser Differential, RSE, ou NRSE, primeiramente é importante você pensar no número de canais que você tem que utilizar. Ao escolher a opção Differential, sua placa tem seu número de canais de entradas analógicas reduzido de 32 to 16. Por isso eu acredito ser melhor usar as configurações RSE ou NRSE, sendo que RSE seria caso sua fonte de sinal fosse flutuante (não tem uma ligação com um GND) e NRSE caso sua fonte de sinal fosse referenciada (Tem um GND). Mais informações nesse link

 

Em vez de escrever um texto grande aqui, eu fiz dois vídeos curtos para tentar te explicar passo a passo como eu montei aqui um configuração básica no MAX. Neles eu também respondo suas outras dúvidas.

 

Dá uma olhada nele e tente seguir os passos para fazer as aquisições básicas.

 

Aguardarei seu retorno.

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



Download All
0 Kudos
Message 14 of 22
(943 Views)

Ah, desculpe pelos barulhos de Notificação no fundo do primeiro video....falha minha! Smiley Sad

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 15 of 22
(942 Views)

Oi Felipe, tudo bom? 

 

Não vejo problema algum com os barulhos de notificações, isso acontece mesmo!

 


Felipe, estou para olhar com o meu coordenador a questão da escala que aparece ser um erro mesmo! Vou conversar com ele para saber se não sou eu que estou passando alguma informação errada ou se realmente a escala do VI foi configurada erroneamente. Peço que aguarde, e já já retorno com as informações.


Com relação ao erro do encoder, vejo que foi falha minha... Realmente não testei com o encoder funcionando ao canal (problemas técnicos). Já com relação a pressão, é o seguinte: 

Esta sendo lida a pressão gerada dentro da câmara de combustão, nesse momento eu realmente preciso de uma sincronização em conjunto com os dados do encoder, e falando em encoder, na verdade eu acho que falei algumas coisas erradas...  Segundo meu coordenador, ele precisa é de ler o próprio canal do encoder gerando o pulso, e ele também comento que com isso, eu consigo desenvolver uma leitura do valor de velocidade.


Já estou seguindo suas instruções do vídeo e concertando o que precisa! Retorno com mais informações, obrigada!

0 Kudos
Message 16 of 22
(929 Views)

Olá Felipe!! Voltei, desculpe a demora!

 

Já consegui fazer tudo! Para a pressão o meu coordenador passou uma equação levantada para ser utilizada na escala.

A pressão eu coloquei junto com as "Entradas Analógicas", porém gostaria de saber como coloca-la em sincronia com o encoder.

O encoder eu mudei para leitura de posição.

 

E agora, quais são os próximos passos?

 

Obrigada!

Atenciosamente, Vivian.

0 Kudos
Message 17 of 22
(897 Views)

Olá Vivian,

 

Você poderia exportar as configurações do MAX para eu poder te explicar a partir do que você já fez aí?

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 18 of 22
(892 Views)

Oi Felipe! 

Exporto sim... como na primeira vez que eu te enviei você não tinha falado nada, eu achei que não tivesse conseguido abrir e optei por mandar um print! Peço desculpas!

 

Obrigada!

 

0 Kudos
Message 19 of 22
(884 Views)

Olá Vivia,

 

Fiz um vídeo explicando os próximos passos. Tente segui-los e me diga se deu certo.

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 20 of 22
(877 Views)