Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

NI Vision Assistant - Image Calibration (Converter pixels para mm/cm)

Olá a todos!

 

Estou fazendo uma VI a partir do Assistente de visão, esta VI faz o reconhecimento de um painel (foto "1.JPG") e uma série de testes. Em um destes testes, o assistente de visão nos da o tamanho do painel em pixels, e é aí que acabei encontrando dificuldades, pois preciso converter estes pixeis em unidades do mundo real como centímetros por exemplo. Para isso, dentro do programa Vision Assistant, na aba "Imagem" das funções de processamento, estou utilizando a opção "Image Calibration" (foto 2.JPG) e é aí que começam minhas dúvidas, pois já procurei em diversos lugares mas aparentemente são informações muito superficiais de configuração, e em alguns itens do passo a passo fico sem saber o que fazer, acarretando na calibração incorreta da imagem. 

 

Se olharem na imagem "3.JPG" verão as opções de calibração, aí já é uma dúvida que tenho, acredito que seja a primeira opção (Point Distance Calibration) que devo utilizar, porém já tentei utilizar a segunda também para tentar descobrir meus erros. Qual devo utilizar? Existe algum documento ou função help que de uma explicação completa das funções de cada item dentro das opções de calibração? Claro que algumas são intuitivas, mas toda informação é bem vinda nestes casos.. 

 

Outro ponto a destacar é que a câmera já está em uma posição fixa no teto, cerca de 2 metros de altura, já o painel ainda não tem uma base "boa" para ser fixado, ficando por vezes torto ou com desníveis, (devido ao fato de estarmos fazendo testes) isso seria um problema?

 

Caso necessitem de mais informações para me ajudarem, fico à disposição. Obrigado!

Baixar tudo
0 Kudos
Mensagem 1 de 3
2.919Exibições

Boa Tarde;

 

Meu forte não é a parte de visão mas penso poder ajudar.

- Se seu processo de imageamento a posição da câmera é fixa e a distância de imageamento é fixa, então um padrão de distância conhecido ("Imagem Padrão") pode ser usado para calibração da câmera, usualmente é uma imagem referência ("Imagem Padrão") que segue um padrão quadriculada, parecendo um tabuleiro de xadrez. A calibração deve ser fita antes de se iniciar o imageamento do objeto alvo.

- A Mathworks tem alguns artigos bem interessantes sobre a calibração de câmeras e os procedimentos envolvidos e os padrões visuais mais adequados a cada tipo de imageamento, uma vez que cada tipo de compensação requer uma imagem padrão apropriada.

 

- Até onde pude entender você está tentando usar a própria imagem para calibrar, o que não está permitindo você ter consistência na referência de distância.

 

- Recomendo você seguir os seguintes passos:

  1. Prepare o imageamento, câmera e padrão visual de calibração. O padrão deve estar na mesma posição na qual será colocado o objeto alvo.
  2. Fazer a rotina de Calibração.
  3. Validar a Calibração, ou seja, se as distancias medias coletadas ao longo do campo imageado corresponde as medidas reais do padrão.
  4. Ajustar os parâmetros se necessário.
  5. Agora exportar estes parâmetros para fazer o imageamento do objeto alvo.

Estes parâmetros são válidos enquanto a posição entre objeto alvo/padrão e câmera seja mantida.

 

Cordialmente

André Almeida Prado

0 Kudos
Mensagem 2 de 3
2.716Exibições

André, muito obrigado pela ajuda!

O conteúdo foi muito importante para solucionar este problema.

0 Kudos
Mensagem 3 de 3
2.688Exibições