Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Criar padrão e comparar gráficos

Bom dia galera,

 

Estou trabalhando com uma aplicação LabView que preciso:

a) Gerar um gráfico padrão (tensão x tempo)

b) Comparar o gráfico padrão com amostras que dispararei manualmente

c) Se for no mínimo 90% igual, aprovado, caso contrário reprovado.

 

Possuo o osciloscópio da National (NI 9233) para usar neste caso.

 

Vi numa discussão de um outro tópico (https://forums.ni.com/t5/Discuss%C3%A3o-sobre-Produtos-NI/Compara%C3%A7%C3%A3o-de-graficos/m-p/21365...) uma aplicação similar a que preciso, mas não consegui adaptar à minha realidade (ver o programa similar anexo).

Vocês poderiam me ajudar? 

1. Como posso salvar o gráfico padrão via osciloscópio e comparar com limites pré estabelecidos (90% de similaridade)?

 

Obrigado galera!

0 Kudos
Mensagem 1 de 4
3.324Exibições

Bom Dia,

 

A solução padrão para este seu desfio é o uso de envoltórias mesmo. O que não entendi é:

 

1)  Se você não conseguiu implementar a solução.

R: Neste caso a quantidade de informações é insuficiente, geralmente uma boa arquitetura de software viabiliza a implementação de diversas soluções, ai neste caso recomendo uma consultoria de um desenvolvedor experiente para te orientar na implementação.

 

2) conseguiu extrair os dados no formato para viabilizar a solução.

R: Neste caso é um pouco mais simples, seu erro pode ser de compatibilidade no formato dos dados, neste caso você só precisa estudar se os dados gerados estão compatíveis com o que solicita a VI de envoltória.

 

3) Ou está usando a interface padrão do osciloscópio e não está conseguindo extrair os dados ou salva-los.

R: Neste caso é necessário que se entenda realmente como se comporta a interface bem como o tipo de dado produzido, se é tdms, tdm ou outro, se você vai extrair o dado direto do gráfico (sim isso é possível), se você quer a envoltória esteja dentro do gráfico padrão do aplicativo de osciloscópio, neste tipo de aplicação que é estender a funcionalidade de uma aplicação padrão para a sua necessidade a orientação de programadores mais experientes é essencial para que se mantenha a funcionalidade do software original.

 

Cordialmente

 

André

 

Mensagem 2 de 4
3.268Exibições

André,

Antes de tudo quero te agradecer pela detalhada resposta. Muito obrigado.

Vou tentar explicar melhor: Quero fazer a .vi realizar um teste de surge.

 

O que é o teste de surge? É um teste que é executado em enrolamentos (bobinas). Ele é feito injetando um pulso de te tensão no enrolamento e colhendo a sua curva (gráfico) até a tensão chegar em zero.

 

Para isso, eu tenho guardado comigo uma bobina calibrada. Então eu vou colher o gráfico de surge dela e guardar no meu programa como gráfico perfeito (padrão). Em seguida todos as outras bobinas que eu realizar o teste de surge, eu tenho que comparar o gráfico surge que elas gerarem com meu gráfico perfeito. Claro que não serão idênticos, por isso quero também colocar uma tolerância.

 

Etapas de programa:

1. Colher a curva da bobina perfeita (padrão);

2. Criar envoltórias (envelopes) no gráfico padrão (item 1)

3. Colher curva das bobinas que quero testar

4. Comparar com as minhas envoltórias padrão.

obs: Não é necessário eu executar no loop o item 1 e 2. Uma amostra já serve para todos os testes 3 e 4 (teste 3 e 4 serão loops).

 

Pergunta:

Como eu consigo envelopar um gráfico que estou lendo? Isso é possível?

 

Novamente muito obrigado pela atenção!!!

 

Forte abraço,

Raoni.

Mensagem 3 de 4
3.251Exibições

Boa Tarde Raoni;

Desculpa a demora em responder.

Mas para ser sucinto, sim é possível fazer uma envoltória dinâmica dado que você vai ter o vetor de dados padrão.

Neste caso o seu desafio está na marcação do T0 dos ensaios pois todos devem ter a mesma referência temporal de modo a que os vetores de dados possam ser diretamente comparados ponto a ponto usando algum tipo de verificação InRange (função que está na paleta do LabVIEW).

Existem algumas formas de fazer isso precisaria mais informações detalhas do hardware disponível.

Peço que me mande uma mensagem em privado, de modo a trocarmos contatos o que agiliza a comunicação.

0 Kudos
Mensagem 4 de 4
3.132Exibições