From Friday, April 19th (11:00 PM CDT) through Saturday, April 20th (2:00 PM CDT), 2024, ni.com will undergo system upgrades that may result in temporary service interruption.

We appreciate your patience as we improve our online experience.

Multifunction DAQ

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Canais de AI com diferentes "Time Settings"

Ola, possuo um DAQ 6363 e preciso trabalhar com varias entradas analogicas, porém cada entrada trabalha com um time settings diferentes. Como faço para diferenciar o tipo de time setting para cana canal?

0 Kudos
Message 1 of 22
(3,288 Views)

Bom Dia, VGM47. Tudo bem?

 

As placas de Multifunção da Série X (como é o caso de sua NI-6363) utilizam o chip STC3 que te permite criar uma tarefa de entrada analógica, uma de saída e uma de IO Digital, simultaneamente, cada um com sua temporização individual. No entanto, você não poderá criar várias tarefas de aquisição analógica com temporizações diferentes por canal.

 

Uma solução que pode ser utilizada é colocar todos os canais em uma única tarefa usando a maior taxa possível e depois fazer uma subamostragem dos sinais que você deseja alterar a taxa de amostragem, como explicado nesse documento.

 

Se você estiver usando o NI-LabVIEW para configurar a aquisição e ler os dados da placa, tente usar a função Resample Waveforms (continuous) VI.

 

Tente ir por esse caminho e nos diga se te ajudou a obter os sinais do modo que você precisa.

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 2 of 22
(3,260 Views)

Boa tarde felipe.flores, estou tudo bem e você?

 

Antes de tudo gostaria de agradecer pela resposta. Bom, é o seguinte, possuo dois DAQ's, o NI-6363 e um NI-6229. No 6229 possuo aquisição de dados de termopares e leitura de gases, tudo por valores de tensão, todos com o Time Settings configurados no Acquisition Mode como 1 Sample (On Demand), e no 6363 como entrada analógica estou lendo os canais A, B e Z de um encoder, com o Time Settings configurados no Acquisition Mode como Continuous Samples, 1M (Samples to Read) e 200k (Rate (Hz)). 

A intenção é juntar todos essas entradas analógicas para serem usadas apenas no 6363. Já tinha reparado que o DAQ Assistent não permite que cada entrada analógica trabalhe com uma configuração de Time Settings diferente, achei que tivesse um outro tipo montagem que me permitisse fazer isso.

O documento que você envio eu já tinha avisto antes, porém ele não me da um exemplo de como devo fazer, já a função Resample Waveforms (continuous) VI eu não conhecia e estou tentando estuda-lá para tentar utiliza-lá. Teria como enviar um exemplo de montagem no Labview, para eu tentar estender o que devo fazer?

 

Obrigada

0 Kudos
Message 3 of 22
(3,251 Views)

Tudo ótimo!

 

Obrigado por trazer mais detalhes sobre sua aplicação.

 


no 6363 como entrada analógica estou lendo os canais A, B e Z de um encoder, com o Time Settings configurados no Acquisition Mode como Continuous Samples, 1M (Samples to Read) e 200k (Rate (Hz)).

Na verdade a sua placa NI-6363 tem canais específicos (com temporizadores dedicados) para leitura de encoder. São os Contadores! Dá uma olhada nesse documento que explica bem criar e configurar uma tarefa para ler Encoder.


Se você fizer uma tarefa dedicada para ler o encoder não terá que se preocupar com subamostrar as analógicas. Você terá duas tarefas:

 

  1. Tarefa de leitura de enconder
  2. Tarefa de Aquisição analógica

As duas poderão rodar em paralelo no seu código sem problemas.

 

Tente ir por esse caminho. Acredito que será bem melhor! Smiley Happy

 

Atenciosamente,

 

Felipe Flores

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 4 of 22
(3,249 Views)

Tudo bem, mas quando utilizo os contadores com as especificações de Time Settings configurados no Acquisition Mode como Continuous Samples, 1M (Samples to Read) e 200k (Rate (Hz)), aparece o Erro 200303 ( https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-PT&rurl=translate.google.com.br&sl... ).

 

Não entendi como vinculo outro contador para gerar um trem de pulso ao DAQ Assitent criado para o Encoder, como mostrado no vídeo. ( https://www.youtube.com/watch?v=YGRKAxjYDes )

 

Obrigada.

0 Kudos
Message 5 of 22
(3,234 Views)

Olá VGM47,

 


VGM47 escreveu:

Tudo bem, mas quando utilizo os contadores com as especificações de Time Settings configurados no Acquisition Mode como Continuous Samples, 1M (Samples to Read) e 200k (Rate (Hz))


Bom, deixa eu dar um passo atrás para entender melhor a sua aplicação. Tem algumas coisas que ainda não entendi e que, entendendo, podem me ajudar a achar uma boa solução para você.


Primeiro: Você precisa mesmo adquirir nessa taxa de 1M e 200k?

 

Pelo seu post anterior, você precisa fazer leitura de:

 

  1. temperaturas através de termopares
  2. Leitura de Gases (que grandezas você quer ler aqui?)
  3. Leitura do Encoder (posição, velocidade?)

 

Temperatura não costuma ser uma grandeza de variações abruptas, sendo que na maioria dos casos, uma taxa de 200S/s já bastaria. Com relação as outras grandezas, não dá para afirmar pois não sei exatamente o que quer medir.

 

Você poderia me dar mais detalhes do que precisa ler dos gases e do encoder?


Segundo: As leituras de termopares e gases precisam estar sincronizada com o Encoder?

 

Se não precisarem, você poderia experimentar fazer a leitura do encoder com o Timing Settings 1 Sample (On Demand), como é feito no vídeo. Isso simplificaria muito o desenvolvimento, pois não seria necessária uma fonte externa de clock (que é necessária quando você usa o Timing Settings como Continuous Samples e que cuja falta gera o erro 200303).

 

Caso elas precisem estar sincronizadas, o procedimento terá que ser um pouco mais complexo, mas dá para fazer a partir de alguns exemplos. O Driver DAQmx tem alguns recursos legais para sincronização.


Terceiro: Como esses dados serão adquiridos?

 

  1. Você vai ficar adquirindo até apertar um botão de parada? (Adquirir até apertar o botão "Parar aquisição")
  2. Vai ter um tempo finito de aquisição? (Adquire por 10 minutos e para)
  3. Vai ser uma quantidade de fixa de dados? (Adquire 100 amostras)

 

Isso vai afetar o Timing Settings e a quantidade de amostras que você vai ter que escolher. Também, vai afetar como você vai colocar essa rotina em seu VI.


Quarto: O que Será feito com os dados adquiridos?

 

  1. Serão gravados em disco para análise?
  2. Serão Processados online, ou seja, vai adquirindo e processando?
  3. Isso também afeta o modo como vai configurar o Time Settings e como vai colocar a rotina no VI.

Essas perguntas, por mais que não pareçam ter muita relação com os erros que você está tendo, vão te ajudar a escolher as técnicas certas e gastar menos tempo com erros.

 

Me responda as dúvidas e vamos corrigir esse erro e os outros que iriam aparecer mais para frente.

 

Atenciosamente

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 6 of 22
(3,228 Views)

Boa tarde,

 

Deixa eu explicar melhor! A minha aplicação consiste em ler dados de um motor a fim de serem usados para desenvolvimento de teses para mestrado e doutorado. 

 

Primeiro:

Com relação a leitura de gases, são lidos dados com relação a valores de CO, NOx, THC, NO, O2 e CO. Com o intuito de serem interpretados conforme a queima de combustível. Já para o encoder, a preferência é para a leitura de velocidade para sabermos sobre o desenvolvimento do motor, mas ter a leitura da posição também seria interessante.

 

Segundo:

Pelo o que eu li do site que você enviou, não vejo necessidade de uma sincronização entre a leitura dos termopares e gases com o encoder, tendo em vista que o LabView desenvolvido lê muitos outras informações via USB e nenhum deles foi desenvolvido com sincronização. (O VI que estou trabalhando foi criado por outra pessoa, até mesmo a parte do encoder, por isso que ele está trabalhando com 1M e 200k).

 

Terceiro:

A partir do momento em que o VI é colocado para rodar, os dados são lidos continuamente até que o programa seja interrompido. Uma vez que conforme o motor é colocado para rodar para os testes, é necessário observar como o motor está procedendo.

 

Quarto:

Com relação ao que será feito com os dados adquiridos, quando o botão for apertado os dados serão gravados em disco para uma posterior análise, em que gráficos serão levantados para serem interpretados dentro o conceito da tese a ser defendida.

 

Obrigada

 

Vívian Guerra

Estudande de Engenharia de Controle e Automação

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

0 Kudos
Message 7 of 22
(3,220 Views)

Felipe, esqueci de comentar... Estou com o problema! Além do encoder, também tenho a leitura de pressão (como entrada analógica), trabalhando com 1M e 200k.

 

Tinha esquecido que havia a leitura de pressão, o que até então, irá atrapalhar na ideia que você tinha comentado de colocar para trabalhar em paralelo o encoder com o termopar/gases.

0 Kudos
Message 8 of 22
(3,219 Views)

Olá Vivian,

 

Obrigado pelas respostas!


Você poderia anexar aqui os datasheets dos sensores que você está utilizando e também o VI que você disse que já foi desenvolvido?

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 9 of 22
(3,213 Views)

Vivian,

 

Sobre suas respostas, me ajudaram a entender um pouco mais de sua aplicação. Agora o que eu preciso saber é a quantidade de Canais que você vai utilizar para as entradas analógicas (Quantos canais de termopar e o tipo deles, quantos canais para o leitor de gases, quantos de pressão) e quais são as especificações deles, como:

 

  • Qual a faixa de tensão que eles geram;
  • São fontes de sinais referenciadas ou flutuantes;
  • Quais as escalas que vão ser utilizadas para cada grandeza (Tensão para °C, Tensão para Pa, etc...);

Os datasheets me ajudariam a ter essas informações.


Uma vez sabendo a quantidade de canais e as especificações dos sensores, poderemos:

 

  1. Saber como serão parametrizados os canais de leitura.
  2. Saber se sua placa 6363 vai ter uma quantidade de canais suficientes para ler todos os sensores;
  3. Entender como vamos dividir as leituras em tarefas paralelas (aí vou poder dizer se realmente será um problema a questão do sensor de pressão);

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Applications Engineer II
National Instruments Brazil



0 Kudos
Message 10 of 22
(3,210 Views)