LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

How to get data from a torque wrench to labview ?

Solved!
Go to solution

 I have a torque wrench of N.I. and need to export the data when performing a calibration for (to) labview, and get the program show me if the torque is correct or not.

I don't know how to begin ... I really need a support.

 

an example would help.

 

thanks....

 

Bruna

0 Kudos
Message 1 of 12
(3,671 Views)

Are you saying that NI sells torque wrenches?  I hadn't heard of that until I searched and found this link http://sine.ni.com/nips/cds/view/p/lang/en/nid/208103

 

But those don't appear to be the kind of torque wrenches you are talking about here.  They just seem to be some low torque tools for assembling signal connectors.

 

Your picture shows much higher forces than that.  What is also confusing is that you are talking about torque, but your table only shows force.

 

Before you can figure out a way to get the data to LabVIEW, you need to find some information on how this torque wrench you have would connect to a computer.  Is it a serial connection?  Analog output? Something else?

0 Kudos
Message 2 of 12
(3,655 Views)

I  guess I was not very clear in my explanation, I'm sorry ...



I need a program that receives torque screwdrivers, and store this data in a spreadsheet with date, time and measurement value. (maybe in excel, whatever).



At first, think I'll want to receive information and stores them in a spreadsheet. That's it.





Thank you

0 Kudos
Message 3 of 12
(3,606 Views)

An example of a test setup to measure the torque of a cordless drill motor can be found here:

 

http://www.powertoolinstitute.com/pti_pdfs/TorqueLTP.pdf

 

The torque transducer selection would depend upon your test requirements.

 

You might be able to get started here:

 

Sensor Solutions from National Instruments / Honeywell

 

http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/9193

 


Now is the right time to use %^<%Y-%m-%dT%H:%M:%S%3uZ>T
If you don't hate time zones, you're not a real programmer.

"You are what you don't automate"
Inplaceness is synonymous with insidiousness

0 Kudos
Message 4 of 12
(3,593 Views)

Tenho várias parafusadeiras para medir.

 

Preciso medir pelo menos 3 vezes a mesma parafusadeira para ter uma média exata do valor do torque.

 

A comunicação do torquímetro com o computador é RS-232 para USB.(foto em anexo)

 

O Torquímetro que estou utilizando é modelo: H100-i, marca: Ez-torQ

 

Minha outra dúvida, é como o Labview irá localizar o torquímetro. Assim que eu instalar o driver do torquimetro o labview irá reconhecer?? Não sei como intercalar as coisas. O mesmo para criar a tabela de dados (excel) não sei transferir informações do labview para minha tabela.

 

(ainda não instalei o driver pois ele chegará para mim amanhã, portanto terei mais informações se o labview írá reconhecer ou não).

 

Obrigada

 

Bruna

0 Kudos
Message 5 of 12
(3,574 Views)
Solution
Accepted by topic author Bruna

Olá Bruna!!

 

Pelo que pesquisei não há driver para comunicação entre seu torquímetro e o LabVIEW.

Mas é possível comunica-los através da função VISA.

 

Para começar, o fabricante informa como os dados de leitura são enviados através da porta serial? Ou seja, você saberia em quais pinos chegam dados, e qual é a configuração destes, o que cada bit representa, para montarmos a informação completa?

 

Sugiro que busque essa informação pois adinataria grande parte do processo.

 

Caso o fabricante do seu torquímetro não ofereça nenhuma informação sobre isso, você terá de descobrir por conta própria.

Minha sugestão é utilizar um software de monitoramento de porta serial, há diversos pela internet, basta dar um pesquisada, como exemplo há o do link abaixo:

 

http://www.baixaja.com.br/downloads/Windows/Development/Debugging/Free-Serial-Port-Monitor_837.html

 

Eu particularmente nunca utilizei, você pode procurar outras alternativas também...

 

Aqui você encontra conceitos bem interessantes sobre comunicação serial, caso você não conheça muito bem:
http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/11390

 

Bem como aqui:
http://digital.ni.com/public.nsf/allkb/8B9F928887A0C77F8625769C004C13BA?OpenDocument

 

 

Quando soubermos como estes dados são enviados ao computador, e qual a configuração destes, ou seja quando for possível "montar" a informação de leitura através dos bits da porta, podemos iniciar com o LabVIEW.

 

Como eu disse você terá de usar a função VISA, você encontra bons exemplos da utilização desse VI em:

Help -> Find Examples -> Search -> VISA

 

Não é complicado, mas havendo problemas pode entrar em contato!

 

E quanto a escrita de valores no Excel, estou anexando um exemplo que escreve os pontos de um sinal simulado em um arquivo, no seu caso basta trocar o "Simulate Signal" pela sua entrada real.

 

Espero poder ajudá-la!!!

 

Atenciosamente,

 

 

Barbara Pracek
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brasil

0 Kudos
Message 6 of 12
(3,538 Views)

Ajudou e muito !

 

Irei pesquisar e descobrir o que cada bit representa, e assim que estiver tudo alinhado tentarei montar um programa.

 

Muito Obrigada Barbara,

 

Agradeço a atenção !!!

 

Bruna

0 Kudos
Message 7 of 12
(3,534 Views)

Procurei e consegui encontrar os dados do fornecedor sobre as conexões externas do torquímetro.

 

Tenho os seguintes dados:

 

Rate: 9600 BPS

Format: 8 bits fixed, 1 stop bit, no parity.

Pin 2 RXD

Pin 3 TXD

Pin 5 Ground

 

está em anexo a informação completa.

 

Era isso mesmo??

 

 

Obrigada

 

Bruna

0 Kudos
Message 8 of 12
(3,489 Views)

Olá Bruna!

 

Isso, com essas informações você já consegue configurar a VISA!

 

Rate é a velocidade com que a porta envia os dados, nesse caso 9600 bits por segundo.

Format: especifica o formato do pacote de dados que você vai receber, nesse caso sua palavra é formada por 7 bits de dados, e 1 Stop Bit que serve para indicar o fim de uma palavra, e não há bit de paridade (serve para indicação de erros na transmissão por exemplo).

 

Seu instrumento segue o padrão de comunicação RS-232:

Rx - é o pino que recebe os dados.

Tx - Transmite.

 

Estou anexando um exemplo simples de configuração e leitura da VISA, acho que pode te ajudar.

 

Seu maior desafio agora será interpretar os dados que você vai ler no LabVIEW, nesse exemplo há um espaço que irá mostrar os dados.

Não estou bem certa de que como eles irão chegar, acredito que como um conjunto de "0" e "1".

O que você precisa agora é descobrir qual é a escala, a relação que existe entre os bits recebidos e a grandeza que você esta medindo. (Acredito que o fabricante forneça algo do tipo).

Desta forma você poderá tratar os dados adequadamente no LabVIEW, através de operações lógicas e matemáticas e assim exibir corretamente os valores de torque você está medindo.

 

Espero que você consiga, havendo problemas volte a entrar em contato!

 

Atenciosamente,

Barbara Pracek
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brasil

0 Kudos
Message 9 of 12
(3,474 Views)

Muito Obrigada Barbara,

 

Pesquisando na internet, encontrei esse tópico :

USB Instrument Control Tutorial

http://zone.ni.com/devzone/cda/tut/p/id/4478

 

Eu terei que fazer isso para o labview reconhecer minha entrada USB??

 

Naquele exemplo que você me passou, até antes do while loop eu entendi tudo e pelo que ví o meu programa terá os mesmos parametros....mas, oque o programa executa dentro da estrutura case já não consigo interpretar mais...é interessante para mim ou não??

 

No meu caso, eu irei receber o valor do torque e gravar em uma planilha. (E posteriormente queria acrescentar campos de data, hora, e a pessoa responsável pela calibração para estar junto a planilha, mas acredito que isso não sera dificil.)

 

Acredito que até a parte de ler a informação eu consigo montar....(no exemplo que você me mandou, ao executar não obtive resultado nenhum no read string, mas acredito que foi porque esse exemplo é destinado a outro tipo de equipamento ne?? )

 

Agora a parte da planilha, não entendi muito naquele exemplo...Para facilitar, será que o próprio labview não possui algum banco de dados onde eu possa armazenar as informações geradas da calibração ou terei mesmo que transportar para o Excel?

 

Obrigada !!!

 

 

ah, outra dúvida que está me matando, é como você anexa ao labview o resource name??? eu sempre procuro alguma forma e nao encontro em pallet nenhum....(segue foto em anexo)

 

 

Bruna

0 Kudos
Message 10 of 12
(3,454 Views)