Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Arduino por pino ou por usb

Estou desenvolvendo um projeto no qual vou fazer acionamento de um relè que poderá ser comandado tanto pelo LabVIEW como pelo Arduino, mas sempre passando a informação pelo Arduino, também receberei uma informação do Arduino para o LabView.

Minha pergunta é:
A melhor maneira é eu conectar o Arduino pela USB e utilizar o Toolkit, ou devo (se é que é possível) utilizar os pinos de entrada e saída do próprio Arduino, e conectar no DAQ através do SCC-68?

Lembrando que existirá uma programação no Arduino, controlando o projeto, em paralelo como LabVIEW.

 

Grato.
Felipe Bahia

0 Kudos
Mensagem 1 de 9
9.591Exibições

Boa Tarde Felipe, como vai?

 

Eu não consegui entender bem o que você precisa. Você poderia me dar uma explicação mais abrangente de sua aplicação?

 

Se possível, inclua diagramas e desenhos para que eu possa entender e te ajudar da uma maneira melhor.

 

Atenciosamente.

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 2 de 9
9.520Exibições

Então Felipe.

Estou projetando um equipamento que vai utilizar tanto Arduino com Display LCD Touch como LabVIEW com DAQ.

O start da máquina (solenóide) poderá ser realizado tanto pelo arduino como pelo labview (desde que este esteja conectado, pois o fincionamento pode se dar apenas com uso do arduino, porém com informações limitadas). Para esse acionamento, eu não sei se seria melhor eu enviar o sinal do LabVIEW pela USB ou pelo DAQ para um pino do Arduino.

Para o Encoder absoluto, também não sei se seria melhor o envio dos dados o DAQ através do Arduino, ou tirar um paralelo do encoder para o DAQ e para o Arduino.

O acelerômetro será conectado somente no DAQ, e o inclinômetro somente no arduino.
Espero ter explanado melhor, qualquer coisa me pergunte.
Grato desde já.
Felipe Bahia

0 Kudos
Mensagem 3 de 9
9.511Exibições

fsgbahia escreveu:

O start da máquina (solenóide) poderá ser realizado tanto pelo arduino como pelo labview (desde que este esteja conectado, pois o fincionamento pode se dar apenas com uso do arduino, porém com informações limitadas). Para esse acionamento, eu não sei se seria melhor eu enviar o sinal do LabVIEW pela USB ou pelo DAQ para um pino do Arduino.

Vou tentar ir por partes, ok?

 

Bom, pelo que eu entendi, o Arduino será um componente acoplado ao seu sistema, enquanto a placa DAQ poderá ser opcionalmenteadicionada ao sistema, certo? Desse modo, eu entendo que o Arduino deverá sempre saber estado de acionamento do seu equipamento, para mostrar no LCD, por exemplo.

 

Pensando assim, se olharmos só para o Arduino em um primeiro momento, você deveria fazer utilizar pinos digitais distintos para acionar o relé e para ler seu estado de acionamento. Assim, você garantiria que o Arduino saiba realmente quando o relé está acionado.

 

imagem1.JPG

 

No caso de adicionar o acionamento pelo DAQ também ao sistema, eu acredito que uma solução bem simples, e até mais confiável, seria colocar uma porta lógica OR entre os sinais do Arduino e da placa. Isso pode ser feito com um CI DIP de portas lógicas OR. Você também pode usar o mesmo sinal de leitura do estado de acionamento do Relé, para levar a informação para o LabVIEW através da placa DAQ. A figura abaixo mostra um esboço dessas conexões.

 

Capture.JPG

 


fsgbahia escreveu:

Para o Encoder absoluto, também não sei se seria melhor o envio dos dados o DAQ através do Arduino, ou tirar um paralelo do encoder para o DAQ e para o Arduino.

 Você vai precisar ler o encoder nos dois?

 

fsgbahia escreveu:

O acelerômetro será conectado somente no DAQ, e o inclinômetro somente no arduino.

 Qual o motivo de colocar sensores no Arduino e sensores no DAQ? Por que não tudo no DAQ ou tudo no Arduino?

 

Atenciosamente,

 

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 4 de 9
9.497Exibições

O Encoder será sim utilizado nos dois.

 

O arduino será utilizado para uma análise mais simples, sem gráfico, e apresentará apenas uma parte dos cálculos, e no labview, a análise completa, assim poderemos fazer os estudos com e sem uso do PC no local.

0 Kudos
Mensagem 5 de 9
9.492Exibições

Entendo,

Bom,você poderia usar um encoder splitter para ligar o sinal de seu encoder nas duas placas. Se não puder fazer assim, aí é melhor colocar o encoder no Arduino, pois este terá sempre que ler o encoder, independentemente do LabVIEW.

 

No entanto, nesta última opção você terá que ter um pouco mais de trabalho (no ponto de vista do software) fazer o Arduino enviar o sinal do encoder para o LabVIEW pela serial.

 

A opção do splitter me parece mais simples e rápida de fazer.

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 6 de 9
9.478Exibições

Neste caso, acho que será mais viável utilizar o encode no arduino. E como vou precisar enviar outras inforações do labview para arduino e vice-versa, já envio tudo pela serial, sem ter que passar pelo DAQ.

 

0 Kudos
Mensagem 7 de 9
9.474Exibições

Sim! Na verdade o melhor seria, na minha opinião, se você pudesse concentrar toda a aquisição em um Hardware só! Poderia ser um Hardware embarcado (como o sbRIO ou o myRIO) ou um sistema microcontrolado com um DSP ou FPGA capaz de adquirir o acelerômetro (que vejo como principal motivo de você ter que usar a placa DAQ). Assim, o seu sistema ficaria completamente autônomo (mesmo que as análises sejam mais simples quando não tiver a interface do LabVIEW) e você só teria o PC como uma interface para mostrar o painel frontal.

 

Mas eu entendo que as vezes temos que fazer o melhor com o que temos no momento. =//.

 

De qualquer modo, se precisar, estamos aí!

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 8 de 9
9.465Exibições

Exatamente, como é um projeto interno da faculdade, temos que utilizar o que temos disponível.

 

Muito grato pela ajuda.

 

Att.
Felipe Bahia

0 Kudos
Mensagem 9 de 9
9.463Exibições