Discussão sobre Produtos NI

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Aquisição de Audio e obter frequências

Solved!
Go to solution

Olá,

 

 Estou bolando um VI bem simples de aquisição de audio. Eu quero plotar a frequência e salvar os dados. Mando em anexo meu VI.

 

 

Abs,

0 Kudos
Message 1 of 4
(3,532 Views)
Solution
Accepted by Comissando

Bom dia, Comissando.

 

Bom, irei partir do princípio que o VI Expresso Acquire Sound utilizado no programa que colocou em anexo está funcionando e você já consegue adquirir o(s) sinal(is) desejado(s).

 

Assim, como esses dados estão sendo adquiridos em função do tempo uma forma fácil e rápida de adquirir e plotar esse(s) dado(s) em função da frequência é fazer uma FFT deste sinal, para isso você pode usar o VI Expresso Spectral Measurements, este VI Expresso pode ser encontrado na mesma paleta em que você encontrou o VI Expresso Acquire Sound, na verdade, ele está localizado exatamente na paleta de funções em Express >> Signal Analysis >> Spectral.

 

Após colocar esse VI Expresso em seu diagrama de blocos, na janela de configuração do mesmo marque a opção Power Spectrum na seção Selected Measurement e clique em OK. Em seguida, conecte a saída Data do VI Expresso Acquire Sound à entrada Signals do VI Expresso Spectral Measurements. Depois clique com o botão direito na saída Power Spectrum e selecione Create >> Graph Indicator. Neste ponto você já estará plotando a frequência do sinal adquirido.

 

O passo de gravação pode ser feito de várias maneiras, uma delas é a forma como você implementou no VI que anexado. As outras formas existentes permitem que você grave arquivos em outros formatos como o TDMS e permitem também que você manuseie o arquivo da forma como desejar. Desta forma, coloco abaixo um link para um tutorial com algumas dicas de gravação em arquivo e informo também que você pode encontrar muitos exemplos de VI para gravação de arquivo no próprio LabVIEW, basta acessar o menu Help e clicar na opção Find Examples. Na Janela NI Example Finder busque por Fundamentals >> File Input and Output para ter acesso a esses vários exemplos.

 

http://www.ni.com/white-paper/9334/en

 

Espero ter lhe ajudao e esclarecido suas dúvidas.

 

Atenciosamente.

 

Marcio Soares
Applications Engineer
National Instruments Brasil
www.ni.com/suporte
0 Kudos
Message 2 of 4
(3,513 Views)

Marcio,

 

 Muito obrigado, minhas dúvidas foram mais que esclarecidas.

 

 

Abs,

 

 

 Comissando

0 Kudos
Message 3 of 4
(3,503 Views)

Amigo, estou começando a aprender LabView e preciso de captar aúdio com o mesmo. Pode ajudar?

0 Kudos
Message 4 of 4
(2,732 Views)