Discussão sobre Produtos NI

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

9 transmissores de pressão (2 fios, 4-20 mA) na placa NI USB-6211

Solved!
Go to solution

Detalhes:

NI USB 6211 Config. de entrada analógica (p. 60/204 do PDF)

Esquema de ligação dos transmissores de pressão (o esquema "4-20mA Ligação 2 fios" na p. 2/2 do PDF)

 

Olá!

Como a placa possui apenas 8 canais do tipo diferencial, preciso conectar os 9 transmissores no modo RSE ou NRSE.

 

Primeiro eu tenho que definir qual 'AI Ground Reference Setting' minha fonte de sinal (Signal source) tem. Como que eu posso fazer isso? Como minha fonte de alimentação tem apenas V+ e V- nas suas saídas, eu penso que ela é flutuante (floating) e não aterrada. Ou seja, minha fonte de sinal se torna flutuante também, certo?

 

Levando isso em conta, eu criei dois diagramas de conexão desse meu setup de transmissores e anexei-os aqui, contendo os dois modos (RSE e NRSE). Eles estão corretos? Entre eles, qual me dá o "melhor" sinal?

 

Muito obrigado!

 

Download All
0 Kudos
Message 1 of 2
(3,520 Views)
Solution
Accepted by topic author vinigodoy

Bom Dia,

 

1) Primeiro eu tenho que definir qual 'AI Ground Reference Setting' minha fonte de sinal (Signal source) tem. Como que eu posso fazer isso?

R: Geralmente o Manual da fonte de alimentação explicita se o terminal comum da fonte é flutuante ou se está referenciado a entrada de energia desta. O ponto central aqui é saber se realmente a fonte de alimentação dos sensores é flutuante. 

 

2) Como minha fonte de alimentação tem apenas V+ e V- nas suas saídas, eu penso que ela é flutuante (floating) e não aterrada. Ou seja, minha fonte de sinal se torna flutuante também, certo?

R: Nem sempre a marcação V+ e V- definem os polos positivos e negativos da fonte, mas não se estes são flutuantes. Se sua fonte for flutuante de fato, o sistema todo se torna flutuante o que nos permite uma maior liberdade no referenciamento. Quem indica se de fato a fonte é flutuante é o manual desta.

 

3) Levando isso em conta, eu criei dois diagramas de conexão desse meu setup de transmissores e anexei-os aqui, contendo os dois modos (RSE e NRSE). Eles estão corretos?

R: Sim a princípio seus diagramas estão corretos, mas vale uma ressalva aqui, apesar dos diagramas estarem corretos é necessário que sejam respeitados os valores e recomendações do capítulo 4 do manual que detalha a montagens para cada tipo de sinal levando em consideração impedância do sensor, distancias do sensor em relação a placa de aquisição e outros condicionais que são chave para uma boa aquisição dos dados.

No seu caso especifico me parece que seu resistor de 1M está alto. Mas só com a folha de dados do sensor é pouco para saber a montagem adequada.

 

4) Entre eles, qual me dá o "melhor" sinal?

R: A qualidade de aquisição depende de vários fatores a mais que a simples montagem e referenciamento do sinal.

- Incerteza dos resistores de 200ohms;

- Ruídos;

-Range utilizado para medição do sinal;

 

Uma parte dos problemas de qualidade são resolvidos usando técnicas de blindagem, referenciamento e aterramento, que precisar estar apropriadamente feitos. As fontes abaixo podem ajudar.

5 técnicas para reduzir o ruído em suas medições

http://www.ni.com/webcast/378/pt/

 

Cinco dicas para redução de ruído nas medições

http://www.ni.com/newsletter/50262/pt/

 

Message 2 of 2
(3,500 Views)