LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

extração e identificação varias cores em uma mesma foto

Necessito de ajuda para desenvolver um projeto que utiliza a extração de identificação de varias cores.
Alguém pode me ajudar?

0 Kudos
Message 1 of 6
(2,898 Views)

Olá NarsisIV,

 

Para entender o funcionamento e começar a criar algo em relação a processamento de imagens, você pode utlizar como base alguns exemplos do LabVIEW.
Porém, além do LabVIEW é necessário possuir o módulo NI Vision instalado.


Se estiver com tudo instalado, abra o LabVIEW, vá em HELP >> Find Examples.

Escolha a opção "Search" e escreva "Color" para filtrar a sua busca. Na janela de resultados escolha alguns desses exemplos:

 

Color Classification.vi
Color Matching.vi

Color Pattern Matching.vi
Color Segmentation.vi

Color Threshold.vi

Pattern Matching.vi

 

Acredito que esses exemplos irão te auxiliar.

0 Kudos
Message 2 of 6
(2,869 Views)

DanWilfer,

 

Desculpe a demora para responder ,estava com problemas com a conexão...
Tenho todas as ferramentas necesárias, porém os exemplos do Help não atenderam minha necessidade, preciso de ajuda para extrair cores de uma foto tiradas por uma câmera. Estou com dificuldades, peço humildemente ajuda, ficarei grato se puder me ajudar. Após o termino do projeto,colocarei seu nome nos créditos se você autorizar.

Grato,
Narsis IV.

0 Kudos
Message 3 of 6
(2,828 Views)

NarsisIV,

 

Vou te passar dois links com mais informações sobre o NI Vision Concepts. Em ambos você encontrará conceitos importantes para trabalhar com imagens. É importante saber como o NI Vision funciona primeiro para aplicá-lo a seu projeto.

 

http://zone.ni.com/reference/en-XX/help/372916P-01/
http://www.ni.com/pdf/manuals/372916d.pdf

 

Tente ser mais claro com o que você precisa. Você precisa extrair OU indentificar ? 

Extrair no sentido de remover ? Ou seria identificar as diferentes cores que estão contidas na sua foto? Explique melhor.

0 Kudos
Message 4 of 6
(2,795 Views)

Boa noite DanWilfer,

Obrigado pela ajuda, vou explicar melhor a real necessidade.
O projeto é desenvolver um identificador de resistores utilizando uma câmera e o sistema VISON fazendo comunicação com o PIC18F4550 ,sendo que o resistor vai ser pré selecionado pelo cliente em uma tela touch screen.    Por exemplo, o cliente seleciona um resistor de 330 Ω(Laranja, Laranja e Marrom),após isso o equipamento separa oque é resistor de 330 Ω mandando o mesmo para saída 1 e oque for diferente de 330 Ω é mandado para saída 2(resistores diferentes de 330 Ω).
Então, o  Labview(Vision-Para identificação do resistor) vai ser utilizado para o processo primário e o  PIC(Processos envolvendo sensores e atuadores) vai ser utilizado para o processo secundário.

É isso, vi diversos tutoriais,alguns PDF´s em relação ao Vision,e como disse anteriormente nenhum de grande ajuda.
Obrigado pela ajuda.

Grato, NarsisIV

0 Kudos
Message 5 of 6
(2,768 Views)

Bom dia NarsisIV,

 

A sua aplicação se assemelha muito ao exemplo "Color Pattern Matching.vi". Já deu uma olhada nele ?
No exemplo você pode selecionar o componente que deseja identificar, o que no seu caso pode ser o resistor. O programa mostra como resultado o número de componentes localizados, onde estão localizados os componentes na imagem e também a posição em coordenada x e y. Entenda o código e modifique para a sua aplicação.


Além deste exemplo dê uma lida no Capítulo 15 (Color Inspection) do manual "IMAQ Vision Concepts Manual" que te passei o link.

0 Kudos
Message 6 of 6
(2,709 Views)