From Friday, April 19th (11:00 PM CDT) through Saturday, April 20th (2:00 PM CDT), 2024, ni.com will undergo system upgrades that may result in temporary service interruption.

We appreciate your patience as we improve our online experience.

LabVIEW

cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Paralelismo entre gerador e rede

Solved!
Go to solution

Olá!

 

Meu nome é Bianco, sou estudante de engenharia elétrica e em fase de TCC... O projeto é simular de paralelismo em rampa entre gerador e rede... Estamos usando uma placa de aquisição 6009 (a qual pudemos levar para casa para dar continuidade no projeto...) O gerador tem que atuar na falta de energia e também em horários de pico... Alguma ajuda? Please? Exemplo?

0 Kudos
Message 1 of 9
(2,968 Views)

what language is this?

Can you please post it in English so that everyone can understand your question??

0 Kudos
Message 2 of 9
(2,941 Views)

That language was portuguese...

 

My English is not so good... But I'll try...

 

Hello!
 
My name is Bianco, I am a student of electrical engineering and doing my graduation work ... The project is to simulate ramp parallelism between net and generator ... We are using a DAQ 6009 acquisition board (which could take home to continue the project ...) The generator must act in the absence of energy and also at peak times ... Any help? Please? Example?

 

Thanks

0 Kudos
Message 3 of 9
(2,899 Views)

Olá Bianco,

 

Não está muito claro o que você gostaria de fazer. Você poderia detalhar melhor o que você gostaria de fazer?

 

Atenciosamente,

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Message 4 of 9
(2,883 Views)

Olá!

 

Poderia detalhar sim:

 

Projeto TCC: Sistema didático de paralelismo em rampa entre rede e gerador supervisionado por LabView

 

O trabalho é construir um painel para ser usado em experiências de laboratório.

 

Pelo LabView:

-terei que verificar tensões e correntes da rede trifásica de alimentação.

-detectar falta de fase;

-comandar um inversor WEG CFW-09 (controlaremos um motor acoplado a um gerador simulando a turbina de uma hidrelétrica)

-toda aquisição de dados será através do DAQ 6009 da National (o qual pudemos levar para casa);

 

As dificuldades que estou encontrando são:

 

-circuito para diminuir a corrente da rede para o DAQ;

-a visualização do sinal está ruim;

-projetar VI para controle da rotação do inversor;

 

Se você puder me ajudar obrigado, pois estou meio desesperado... Fui encarregado da parte de programação do projeto (A que usa LABVIEW)

 

Segue anexo o que consegui até o momento pesquisando na internet...

 

Att

 

Bianco N. Cabral

 

0 Kudos
Message 5 of 9
(2,874 Views)
Solution
Accepted by topic author Necer

Olá Bianco,

 

A usb 6009 lê apenas tensão, portanto para identificar as correntes você terá que ler a tensão sobre um resistor de shunt. Ela lê apenas sinais entre -10v e +10v, então você precisa reduzir esta tensão. Para isso você pode utilizar um transformador ou um isolador óptico.

 

Percebi que você não conhece muito bem o LabVIEW, então recomendo que use o link abaixo para aprender um pouco mais sobre a programação em LabVIEW

http://www.ni.com/white-paper/12689/pt/

 

Para comunicar com o inversor WEG CFW-09 você pode utilizar o protocolo MODBUS

http://www.ni.com/white-paper/7675/en/

 

A própria biblioteca de modbus já instala alguns exemplos.

 

No quesito de circuitos para redução de tensão e correntes eu sugiro que procure tópicos sobre condicionamento de sinais, não só no site da NI, mas no próprio goolge.

http://www.ni.com/white-paper/10630/pt/

 

Eu postei alguns links em português e outros em inglês, mas provavelmente a maior parte das referência que você irrá encontar nestes assuntos não só na NI mas na internet como um todo será em inglês.

Converse com seu orientador e/ou com um professor de instrumentação, eles podem te recomendar alguma literatura relacionada a esta parte de condicionamento de sinais.

 

Atenciosamente,

 

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Message 6 of 9
(2,836 Views)

Olá Abel

 

Muito obrigado pela ajuda

 

Att

 

Bianco N. Cabral

0 Kudos
Message 7 of 9
(2,800 Views)

Olá Abel!

 

Incomodando vc de novo... Posso ligar um 110 / 6 V direto no 6009? Se não, você teria um esquema de ligação?

 

Como você já sabe sou novo no LabView... Mas é requisito de projeto usá-lo...

 

Att

 

Bianco N. Cabral

0 Kudos
Message 8 of 9
(2,788 Views)

Olá Bianco,

 

Como você pode ver no manual da 6009, ela pode ler sinais entre -10v e +10v. Neste mesmo manual, na parte sobre entradas analógicas tem os possíveis métodos de ligação, de acordo com o aterramento do sinal.

 

Atenciosamente,

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Message 9 of 9
(2,771 Views)