Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

proteção

Resolvido!
Ir para a solução

Ola

 

Preciso de uma proteção para a placa NI 6212, mas não sei se é realmente necessario o uso dela.

O funcionamento do circuito é o seguinte:  o amplificador OPA 547t fornecerá tensão e corrente necessárias para alimentar uma célula eletrolítica, mas a resistencia da célula varia conforme passa o tempo pois o silicio estara sendo corroido. Para ajustar a corrente de acordo com o setpoint (100 mA por 5 min), a tensao de entrada Vin+ do amplificador OPA 547t será aumentada pela DAC usando PID para correção.

Gostaria de saber qual a tensão máxima que a placa aguenta na sua entrada analogica e se esse tipo de proteção com o amplificador 741 funcionaria?

Na imagem, o potenciometro representa a célula eletrolitca.

0 Kudos
Mensagem 1 de 3
35.142Exibições
Solução
Aceita pelo autor do tópico AurelioDaniel

Olá AurelioDaniel,


Você pode encontrar essas especificações através do "NI USB-621x Specifications" :

http://www.ni.com/pdf/manuals/371932f.pdf


Máxima tensão de trabalho para entrada analógica: ± 10,4V;


Proteção de sobretensão:       Dispositivo ligado: ± 30V (para até 2 pinos AI, que é o seu caso).
                                                       Dispositivo desligado: ± 20V (para até 2 pinos AI).

Você projetou um buffer (seguidor de tensão, ganho unitário) para limitar a saída em ± 12V, pois a alimentação dos amplificadores 741 estão em ± 12V.
Como a máxima tensão de trabalho, ou seja, máxima tensão de aquisição do NI USB-6212 é de ± 10,4V, te aconselho implementar um circuito que limite a saída em ± 10V.
Para isso, altere a alimentação dos amplificadores 741 de ± 12V para ± 10V, o que limitará a saída em tensões próximas a ± 10V.


Lembrando que acima desse valor o dispositivo não será danificado, desde que não ultrapasse a sobretensão máxima conforme as especificações (± 30V), mas não será efetuada a leitura de forma correta pelo NI USB-6212 ultrapassando ± 10,4V.


Atenciosamente,


Daniel W. F.

0 Kudos
Mensagem 2 de 3
35.055Exibições

Muito Obrigado

 

Eu não tinha visto sua resposta, mas fiz do jeito que voce explicou. Eu estava errando no terra do circuito, após corrigir o erro, liguei o circuito na DAC e funcionou perfeitamente. O unico problema que estou tendo é com a programação, preciso realimentar o circuito aumentando a tensão caso necessite. Estou fazendo o controle com PID, mas não deu certo, daqui 10 minutos irei testar minha nova programação. 

 

Preciso dessa realimentação pois a Célula eletrolitica aumenta a resistencia conforme corroe o silício, entao aumentando a resistencia acabarei tendo menos tensão, o labview perceberá essa queda e fará uma "reposição" da tensão automaticamente.

 

 

Obrigado pela ajuda ^^

0 Kudos
Mensagem 3 de 3
34.932Exibições