From Friday, April 19th (11:00 PM CDT) through Saturday, April 20th (2:00 PM CDT), 2024, ni.com will undergo system upgrades that may result in temporary service interruption.

We appreciate your patience as we improve our online experience.

Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Osciloscopio

Oi Valdenir

 

eh realmente acho que vc nao vai conseguir a onda que vc precisa com o myDAQ. Principalmente se vc vai fazer a varredura vc precisa de um sinal super estavel. Vc ja esta for do nivel de precisao do seu equipamento myDaq e suas medidas vao ficar muito instaveis e imprecisas. 

o mais facil seria usar um gerador de funcoes.

Tem um projeto com arduino no site http://www.instructables.com/id/Arduino-Waveform-Generator/ (eu nao desenvolvi, mas vc pode dar uma olhada pra ter uma ideia).

 

 

abracos.

ricardo

RKO
0 Kudos
Mensagem 11 de 14
38.980Exibições

Grato pela sugestão.

Creio que a solução seja essa mesmo,  geração de sinal externo, e com o MyDAQ. fazer as mediçoes.

 

valdenir

0 Kudos
Mensagem 12 de 14
38.974Exibições
Minha resposta:
 
Prezado Valdenir,
 
Tive um breve contato com o myDAQ recentemente. De pronto posso adiantar que no, limite de frequência, o gerador de ondas apresenta uma distorção considerável, no que tange à forma da onda gerada. A interpolação está longe do que se espera, apresentando degraus numa senóide, por exemplo. Se você tiver à disposição um bom osciloscópio, utilize o gerador de função do Elvis e analise a qualidade do sinal gerado.
 
Quanto à sua segunda pergunta, o myDAQ é um equipamento didático, ou seja, apenas para experimentação sem maiores compromissos. Sou engenheiro mecânico o que limita meu conhecimento nas áreas de elétrica e eletrônica, mas a isolação do myDAQ não atende a 1000V, e, a meu ver, não. Com algum conhecimento de eletrônica pode-se acrescentar proteções, filtros e elementos que permitam trabalhar com correntes e tensões bem mais altas.
 
Recomendo a consultar diretamente o engenheiro de vendas da NI da sua região que poderá responder mais precisamente às suas perguntas e recomendar uma solução que lhe atenda. Segue em cópia o engenheiro de vendas da minha região. Ele sabe quem é a pessoa da NI que pode lhe ajudar.
 
Espero que tenha lhe ajudado de alguma forma e que tenha sucesso no seu empreendimento.
 
Atenciosamente,

André Manzolli
Engenheiro Mecânico- Certified LabVIEW Developer- LabVIEW Champion
DPME - Departamento de Mecânica/ DVSM - Divisão de Sistemas Mecânicos
Tel: +55 41 3361-6232 / Skype: l0124.LACTEC
 
LACTEC - Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento
http://www.lactec.org.br
 
National Instruments Silver Alliance Partner

 
Questionamento do Valdenir:
 
Sr. André
 
Boa tarde!
 
Preciso de informatização para  uso acadêmico, um TCC de engenharia elétrica, meu orientador me 
indicou o NI MyDAQ elaboração de um protótipo de analisador, porem ao verificar o manual vi que o gerador de funções do mesmo tem limitação de 20khz, e minha faixa de trabalho é de até 40 kHz.
 
Não sei se é o e-mail certo para essa pergunta, mas preciso de informações sobre NI MyDAQ, pois preciso montar um protótipo de analisador para ferramentas de solda por ultrassom, ou seja tenho um gerador de ultrassom que converte a tensão da de rede de 220v e frequência de 60 Hz para 1000 v e frequência 35 kHz, envio esse sinal a um transdutor piezoelétrico fixado a um sonotrodo para solda termoplástica, onde converte essa energia elétrica em vibração mecânica com a mesma frequência. Ocorre que se o conjunto transdutor e sonotrodos não estiver em sintonia o conjunto não entra em ressonância e gera um alarme de sobrecarga no gerador.
Primeiro gostaria de informações se é possível com o MyDAQ, ler a frequência de resposta do conjunto transdutor e sonotrodos,com frequência de 35kHz. ou gerar um pulso de 35kHz com tensão de 10 v de amplitude em uma saída, e usando uma entrada ler o retorno no mesmo condutor.reflexao de onda.
Segunda pergunta,seria a um engenheiro conhecedor de sinais e sistemas, se no mesmo condutor em que se esta enviando um sinal de tensão aproximadamente 1000 v e 35 kHz de frequência eu posso ler uma reflexão de frequência que me indica que o conjunto mecânico esta fora de sintonia. ou a frequência em que o mesmo esta operando, a tolerancia do gerador esta 0,25% da frequência nominal.
Quanto ao MyDAQ, temos um para um primeiro teste e pretendo adquirir mais um kit, se atender as necessidades.
espero ter sido claro.
 
grato desde já.
 
Valdenir
André Manzolli

Mechanical Engineer
Certified LabVIEW Developer - CLD
LabVIEW Champion
Curitiba - PR - Brazil
Mensagem 13 de 14
38.961Exibições

Vlademir,

 

O exemplo no link abaixo ilustra como gerar continuamente um sinal com dispositivos DAQ, o que incluí o MyDAQ.

Com este exemplo os dados da forma de onda ficam armazenados no buffer na placa de aquisição e sendo regenerados com temporização por HW, de modo que atrasos no software não irão gerar interferências na frequência do sinal gerado.

Além disso nos dispositivos DAQ da NI as entradas analógicas e as saídas analógicas utilizam recursos de HW independentes, de modo que uma tarefa de aquisição não interfere na temporização de uma tarefa de geração de sinais.

 

https://decibel.ni.com/content/docs/DOC-25374

 

Atenciosamente,

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Mensagem 14 de 14
38.949Exibições