Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Medição de Temperatura

Boa tarde.

 

Gostaria de tirar umas duvidas sobre medição de temperaturas com termopares. 

 

Estou utilizando a placa USB 9211. 

 

Perguntas são:

1. Qual é a função de terminal "NC"?

2. Qual é a função de terminal "COM"?

3. Qual é a taxa max. de aquisição de dados via um terminal e via quatro terminais? Por que com minha programa consigo a taxa apenas 2,4 Hz? Com taxa maior programa não funciona?

 

4. Essa pergunta mais importante para me....Os terminais tem duas portas "+" e "-" e vias de termopar devem ser ligadas com polaridade correspondente, positivo no "+" e negativo no "-". Porem, exite uma esquema de ligação de dois termopares em serie, que mede a diferença de temperaturas entre os dois. As duas polaridades iguais ligam-se entre si, e as outras iguais estão livres para execução de medição.  Pergunta é: eu posso utilizar essa esquema na placa USB 9211 ou de que jeito ela podia ser ligada nessa placa, sendo que devo ligar duas polaridades iguais   "+" e "+"      ou           "-" e "-"?

 

 

Obrigada pela atenção!

Oksana

 

 

 

Baixar tudo
0 Kudos
Mensagem 1 de 3
3.155Exibições

Olá oksana tudo bom?

 

Bom, vou tentar responder às suas dúvidas. Na verdade, todas elas (com exceção da pergunta 4) estão explicadas no Guia de Configurações Iniciais do módulo 9211, encontrada neste link: http://www.ni.com/pdf/manuals/373466g.pdf

 

1. Qual é a função de terminal "NC"?

 

R:  NC significa "Não Conectado", ou seja, ele não se conecta a nenhum ponto interno da placa, estando ali somente para separar fisicamente as entradas diferenciais dos termopares da entrada comum (COM). (Páginas 11e 12 do Guia)

 

2. Qual é a função de terminal "COM"?

 

R: COM é um pino conectado a um terra isolado, que pode ser utilizado para ajudar a eliminar ruídos provenientes de elementos que gerem uma tensão de modo comum. (Páginas 12 e 13 do Guia)

 

3. Qual é a taxa max. de aquisição de dados via um terminal e via quatro terminais? Por que com minha programa consigo a taxa apenas 2,4 Hz? Com taxa maior programa não funciona?

 

R: Para um canal, o módulo tem um tempo de conversão de 70ms, o que significa que a taxa de amostragem é 1 / 70ms, que é de cerca de 14 Hz. Isso inclui compensação de zero automático (auto Zero) e Compensação de Junta Fria (CJC). Com todos os 4 canais a taxa de amostragem é 1 / 420ms, que é aproximadamente 2,4 Hz. Essa informação está na página 6 do Datasheet do módulo (http://www.ni.com/pdf/manuals/373466a_02.pdf)

 

4. Essa pergunta mais importante para me....Os terminais tem duas portas "+" e "-" e vias de termopar devem ser ligadas com polaridade correspondente, positivo no "+" e negativo no "-". Porem, exite uma esquema de ligação de dois termopares em serie, que mede a diferença de temperaturas entre os dois. As duas polaridades iguais ligam-se entre si, e as outras iguais estão livres para execução de medição.  Pergunta é: eu posso utilizar essa esquema na placa USB 9211 ou de que jeito ela podia ser ligada nessa placa, sendo que devo ligar duas polaridades iguais   "+" e "+"  ou  "-" e "-"?

 

R:Bom, isso sai da configuração normal suportada pelo módulo, ao meu ver. O módulo trabalha com termopares de diversos tipos (como Tipos J, K, E, etc.), e esses tipos estão relacionados aos materiais que compõe o par de condutores do Termopar. Fazendo essa ligação, você poderia acabar descaracterizando o termopar, fazendo com que o módulo não consiga relacionar o valor medido à curva característica dos termopares suportados, tornando a leitura imprecisa. Assim, vejo três opções:

 

a. Se você conhece a curva característica dessa ligação em série, você poderia criar uma task de medição de tensão, em vez de temperatura e aplicar uma escala personalizadas às suas medições. (http://digital.ni.com/public.nsf/allkb/0464919A11C092E386256D800079C3BB). Apenas se atente aos limites de tensão suportados pelo módulo (+/- 80mV).

 

b. Outra opção seria medir cada termopar em um canal e fazer a diferença entre as leituras dos canais via Software

 

c. Se você está pretendendo fazer compensação de junta fria com esse esquema de ligação, saiba que o módulo já tem isso embutido.

 

É isso! Espero ter te ajudado!!

 

Atenciosamente,

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 2 de 3
3.112Exibições

Muito obrigada pela respostas!!! 

0 Kudos
Mensagem 3 de 3
3.104Exibições