Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Labview modbus RTU

Ola,

Eu preciso fazer a comunicação de um servidor com um PLC. A comunicação e feita atravez de um gatway RS-485/ Wireless sobre modbus RTU. Este gatway é um Novus Airgate http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoID=709251&SubsecaoID=0&Template=../cat... que tem uma saida USB q faz a interface pela RS-485. Sempre programei em Elipse E3 e nunca programei em LABview. Gostaria de uma ajuda pra dar esse passo. Eu utilizo o Software Labview 2012 SP1.  

 

Obrigado.

0 Kudos
Mensagem 1 de 4
19.755Exibições

Olá Marcos, tudo bom?

 

Vi que você fez o mesmo post em inglês nesse link <http://forums.ni.com/t5/LabVIEW/LabView-Modbus-RTU/m-p/3130128#M899588> e as respostas dadas pelo "chembo" estão bem coerentes. De qualquer modo vou dar a minha resposta aqui, para complementar a dele e para ter uma documentação em português:

 

Bom, você pode fazer essa comunicação usando o módulo DSC, que te fornecerá uma interface muito mais fácil para programar e implantar a comunicação modbus. Com o DSC, todo o setup da comunicação Modbus , por exemplo, é feito através de janelas de configuração em vez de programaticamente. Além disso, o DSC e suas bibliotecas são oficialmente suportados pela National Instruments (NI).

 

No entanto, existe uma biblioteca gratuita (não suportada oficialmente pela NI), que pode ser usada para realização da comunicação via Modbus RTU (http://www.ni.com/example/29756/en/). Esta vem com uma biblioteca de fácil uso, além de exemplos prontos para quem está iniciando o uso. Já vi várias pessoas utilizarem esta biblioteca com sucesso.

 

Com relação a comunicação de seu dispositivo com o LabVIEW, faça exatamente como "chembo" lhe disse:

 

"When you connect the PC to the USB port of the AirGate and install the driver, it works as USB to RS485 adapter. You will see a 'USB Serial Port COM...'. You can use this COM port in LabVIEW for Modbus RTU communication.

In USB-Master mode you can connect the PLC or any other Modbus slave directly to the RS485 port of the AirGate (no wireless communication) and use the PC as Modbus master.

The wireless option allows 2 or more gateways to communicate to each other, but for your application this should be transparent once you setup the network."

 

Também concordo que você precisa entender melhor o básico de LabVIEW antes de começar a programar sua comunicação. Você vai perceber que o tempo que você vai levar vai ser menor comparado a outros ambientes/linguagens de programação. No entanto, o estudo dos conceitos básicos é extremamente importante. Seguem mais alguns links com treinamentos básicos gratuitos de LabVIEW:

 

3-Hour LabVIEW Introduction for Course Integration

 

Learn LabVIEW

 

Recomendo que você faça esses treinamentos e depois tente instalar a biblioteca do Modbus (ou usar o DSC) e dar uma olhada nos exemplos mais básicos (leitura/escrita) e continue postando no fórum (inglês ou português) para obter mais ajuda conforme precisar.

Felipe Flores
Technical Support Engineer
National Instruments
0 Kudos
Mensagem 2 de 4
19.745Exibições

Ola Felipe. Poderia dar uma olhada no meu post? Obrigado.

http://forums.ni.com/t5/LabVIEW/LabView-Modbus-RTU/m-p/3129481/highlight/false#M899349

0 Kudos
Mensagem 3 de 4
19.713Exibições

Boa tarde,

 

Eu desenvolvi uma programação no Labview usando o ModBus RTU para se comunicar com o CLP. o programa tem funcionado corretamente. A forma como fiz a minha programação do Modbus é bem parecido com a do link abaixo:

 

https://knowledge.ni.com/KnowledgeArticleDetails?id=kA03q000000x0QgCAI&l=pt-BR

 

A questão é que quando eu comunico com CLP usando o Labiview, a comunição funciona perfeitamente porém quando necessito acessar o CLP para alterar a programação ladder e depois de feito a alteração retorno a comunicação com o Labview, o ModBus do Labview para de funcionar, dai eu preciso reiniciar o PC para o MOdBus voltar a funcionar no LAbview, para ter a porta de comunicação livre.

 

Fiz algumas pesquisas aqui pelo fórum, porem não achei nada que pudesse me orientar na solução desse problema. Tem alguma programação que eu deva fazer para reiniciar a porta e ter ela livre para o Labivew acessar sem eu precisar de reiniciar o PC?

0 Kudos
Mensagem 4 de 4
2.502Exibições