Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Dicas de programacao em LabVIEW

Dicas de programacao em LabVIEW. 

 

O LabVIEW eh uma linguagem de programacao que facilita muito o desenvolvimento de programas, por cause da programacao em diagramas. 

Mas por se facil de implementar  um programa, tambem eh facil de desenvolver MAL um programa. 

 

1.Tamanho do diagrama.

Procure fazer um vi que ocupe no maximo o tamanho da sua tela. Se o seu diagrama esta ficando muito grande e complexo, crie uma SUB.vi

Usar Sub-Vis ajuda principalmente a deixar o diagrama mais limpo e facil de entender. 

No comeco a gente cria umas vis feias, cheias de fios e que ninguem (nem voce) entende. 

Com o tempo, procure fazer uma faxina do diagrama pra ele ficar mais simples e enxuto. 

Se tem uma parte do codigo que eh executado com frequencia em varios lugare, CRIE UMA SUB-vI.

 

2. Faca um planejameneto ANTES de programar.

Todas as vezes que comecei a programar direto fazendo os diagramas, o programa ficou uma caca. 

Tire um tempo pra pensar no que vc quer que o VI faca e desenhe diagramas no papel ANTES de programar. Vc vai detectar lugares que o codigo pode ser otimizado e seu diagrama vai ficar mais limpo. 

 

3. Toda vez que criar uma SUB-Vi escreva em poucas palavras no VI properties -> Documentation o que a Sub VI faz. So pra vc saber mesmo. 

Com o tempo, vc vai criando varias subvis e fica dificil lembrar o que ela faz. Se vc preencher essa "documentation" do vi, passando o mouse sobre a vi e clicando Cntrl-H abre uma janela com a descricao que vc escreveu. 

 

4. Post-it escreva alguns textos no seu diagrama pra explicar melhor o que ele faz. Acredite, sua memoria nao vai lembrar o que vc fez no dia anterior. 

RKO
Mensagem 1 de 13
41.804Exibições

Olá ROtake.

 

Obrigado por ajudar a NI a conscientizar os usuários de LabVIEW quanto a utilização do mesmo fornecendo dicas de boas práticas de programação.

 

Apenas uma dica para melhor ainda mais o seu post: Quando falamos de VI ou SubVI, tratamos esse termo como masculino, logo usamos o artigo "o" para definí-lo, ou seja, o VI ou o SubVI. Falamos dessa forma, pois VI vem de Virtual Instrument, ou Instumento Virtual em português, como você já deve estar careca de saber.

 

Quanto a questão da documentação, ao fazer uma documentação na categoria Documentation em VI Properties, não economize palavras, pois essa informação, como você mesmo disse, só aparece ao utilizar o Context Help (CRTL H).

 

Lembrem-se também que isso pode ser feito para todos os controles e indicadores do painel frontal. Clicando com o botão direito no objeto e escolhendo a opção Description and Tip.

 

E só para complementar, o site da NI tem muitas informações sobre boas práticas de programação fornecidas através de exemplos, tutoriais, bases de conhecimento e fóruns. Acesse www.ni.com e clique na opção Developer Zone na parte superior do site. Outras fontes de estudo são, por exemplo, os links abaixo:

 

http://www.ni.com/white-paper/7466/en

 

http://www.ni.com/labview/skills-guide/pt/

 

Atenciosamente.

Marcio Soares
Applications Engineer
National Instruments Brasil
www.ni.com/suporte
Mensagem 2 de 13
41.706Exibições

Bom dia a todos,

 

me deparei com esse Post e achei interessante, me fez lembrar do Projeto de Conclusão de Curso que irei começar

ainda esse semestre. O projeto é um prototipo de robô semi-autonomo utilizando kinect, e o nível de complexidade é muito alto.

Com isso, como posso planejar o projeto de software? Já possuo o levantamento das funcionalidades que ele terá.

Há algum método eficiente de projetar software? UML? Algum documento, tutorial?

 

Obrigado

0 Kudos
Mensagem 3 de 13
41.703Exibições

Oi Camilo

 

Acho que  a melhor maneira de vc fazer o planejamento do software eh o metodo do "jack o estripador", por partes. 

O mais importante eh comecar do projeto como um todo e comecar a dividir em pequenos "blocos". Durante esse processo vc vai identificar pontos em comum, funcionalidades e rotinas que vc pode re-utilizar em varios pontos do seu projeto. Qto mais tempo vc gastar na fase de planejamento, vc vai economizar na fase de implementacao (isso vale p qq projeto), e tente imaginar como os diferentes blocos vao interagir entre si. Se vc estiver trabalhando em um grupo, com varios desenvolvedores, eh importante definir bem entre vcs como os blocos vao se comunicar. 

Conforme vc for implementando sub-vis, sempre escreva a documentacao e se possivel, escreva nos icones alguma palavra que identifique a sub-rotina de um jeito que vc entende o que ela vai fazer. No caso de uma subrotina, posicione os controles/indicadores na mesma posicao dos conectores da Sub-vi.

Uma coisa que acostumei fazer foi criar uma estrutura de diretorios com as rotinas. 

O site da NI tem alguns artigos interessantes que vale a pena vc dar uma olhada pra usar esses conceitos no desenvolvimento do seu projeto. 

 

Advanced Application Development with LabVIEW

http://www.ni.com/largeapps/

Software Engineering with LabVIEW.

http://www.ni.com/white-paper/7117/en

 

Best Practices for Managing NI LabVIEW Applications Using the Project Explorer

http://www.ni.com/white-paper/7197/en/

 

Espero tenha contribuido de alguma forma. 

 

Bom projeto ! E divirta-se. 

 

Uma dica: Quando vc ja estiver cansado e estiver tarde e uma parte nao estiver funcionando, va pra casa dormir e descansar. Muitas vezes a solucao aparece na sua mente quando vc menos espera, qdo vc sai da situacao de stress. 

Divirta-se.

RKO
0 Kudos
Mensagem 4 de 13
41.695Exibições

Ótimo post, parabéns. Algumas outras dicas que acho importantes.
- Seja sensato no uso de cores.

- Só adicione cores fortes caso seu cliente tenha pedido.

- Menos é mais. 

- SEMPRE peça para outras pessoas testarem sua aplicação antes de ir pro cliente. Você sabe driblar os bugs e sabe como a aplicação funciona. Seu usuário não saberá os caminhos, então seu teste nunca será 100% válido.

- Se você puder conectar dois terminais com um fio, faça isso. Evite variáveis.

Mondoni
Mensagem 5 de 13
41.678Exibições

Saberiam me dizer como inserir o filtro de Gabor no Labview ?  estou fazendo um trabalho de Biometria, reconhecimento da iris.  Grato

0 Kudos
Mensagem 6 de 13
38.044Exibições

Saberiam me dizer como inserir o filtro de Gabor no Labview ?  estou fazendo um trabalho de Biometria, reconhecimento da iris.  Grato

0 Kudos
Mensagem 7 de 13
38.039Exibições

Saberiam me dizer como inserir o filtro de Gabor no Labview ?  estou fazendo um trabalho de Biometria, reconhecimento da iris.  Grato

0 Kudos
Mensagem 8 de 13
38.038Exibições

Olá edurobillard,

 

O melhor é quando tartar um assunto diferente criar um post novo. O link abaixo é do help do labVIEW e deve lhe ajudar.

 

http://zone.ni.com/reference/en-XX/help/372656B-01/lvasptconcepts/tfa_discrete_gabor_trans_exp/

 

Atenciosamente,

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Mensagem 9 de 13
38.035Exibições

Obrigado Abel,

 

desculpe-me ter colocado a mensagem em lugar errado.

 

aproveitando, estou iniciando meu TCC e acho que vou precisar de mais orientações,  voce conhece alguem que

de aulas particulares de Labview, vou precisar.  Estou em S.Paulo.

0 Kudos
Mensagem 10 de 13
38.020Exibições