Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Como controlar um motor de passo com labview?

Olá, espero estar perguntando na categoria correta.

 

Sou iniciante em LabVIEW e preciso construir um programa que controle um motor de passo conforme digito quantos passos ele deve andar. Daí gostaria de uma luz sobre como fazer isso.

 

Na verdade, o plano total é, para cada quantidade de passos, verificar a posição do equipamento (através de um outro software conectado ao LabVIEW) e, assim, traçar gráficos passos x posição, mas isso fica para depois; primeiro gostaria de um tutorial, alguma coisa que me ajudasse a controlar o motor.

0 Kudos
Mensagem 1 de 8
71.221Exibições

Olá 1M2S!

 

Primeiramente seja bem-vindo ao nosso fórum.

 

Bem, para lhe auxiliar preciso entender o que você está utilizando. Sendo assim, você poderia me descrever o seu tipo de hardware, controle e versão do LabVIEW?

Muito obrigado por seu contato e fico no aguardo.

 

 

Wesley Rocha
Application Engineer
National Instruments Brazil

Visite a nossa comunidade em PORTUGUÊS!!!

Certified-LabVIEW-Associate-Dev
0 Kudos
Mensagem 2 de 8
71.214Exibições

Na verdade estou bem perdido mesmo, não conheço muito de eletrônica.

 

 

Meu labview é o 2012 e temos uns aparelhos aqui (Galil DMC-4183 e Phytron ZMX+2-phase stepper motor driver) utilizados no controle "manual" do motor de passo.

 

Vi um exemplo no fórum, em que era utilizado NI-Motion 73xx. Em um vídeo no youtube, vi um motor controaldo com VISA, mas ele apenas andava para um lado ou para o outro, fiquei sem entender onde na caixa poderia escrever quantos passos andar.

 

 

0 Kudos
Mensagem 3 de 8
71.198Exibições

Quando vamos trabalhar com hardware não basta termos o conhecimento somente do software, precisamos também ter conhecimento sobre o funcionamento do hardware.

Estes aparelhos que você mencionou já possuem um driver para controlar o motor de passo. Para podermos te ajudar você precisa saber como você vai enviar os comandos para seu motor de passo. Uma opção realmente é utilizar um hardware da NI da família motion, porém não é a única. Você pode utilizar um CI Driver de motor de passo e um hardware com saídas digitais para comadar seu motor de passo.

Dependendo das especificações de tensão e corrente do seu motor de passo você pode utilizar saídas digitais para polarizar diretamente o motor de passo.

 

Eu realmente recomendo que aprofunde um pouco o seu conhecimento sobre os motores de passo

 

http://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/tutoriais/stepmotor/stepmotor2k81119.pdf

 

Atenciosamente,

Abel Souza
Engenheiro Eletrônico
LabVIEW User since 8.5
0 Kudos
Mensagem 4 de 8
70.423Exibições

Bom dia,

 

 Agradeço pelas respostas.

 

   A questão foi resolvida. Utilizamos um powerpack com Phytron como controlador, ele recebe os comandos do computador e transforma em pulsos elétricos que são enviados para o motor e chaves de fim de curso.

   Esse powerpack tem sua lista de comandos que ele aceita, como "SPA=valor" para ajustar a velocidade do motor A, "PRA=valor" para definir quantos passos ele deve andar, "BGA" para se mover, etc. Desse modo não é necessário enviar do computador a sequência (binários) de pulsos, como eu pensei a princípio.

 

   Tais comandos são enviados pelo labview por meio do VISA mesmo (VISA write para enviar, VISA read para ler valores), sem precisar de outros pacotes.

 

   Embora esteja funcionando, fico ainda com uma dúvida teórica, não entendi a diferença entre "controlador" e "driver", qual o papel de cada um.

 

Grato.

0 Kudos
Mensagem 5 de 8
70.412Exibições

Bom dia,

 

Esses dois termos são um pouco parecidos com o dilema dos termos sensores e transdutores, isso porque as pessoas às vezes acabam usando ambos como sinônimos e isso gera uma grande discussão sobre as pequenas diferenças de significado. No entanto, se você trocar a palavra sensor por transdutor ou vice-versa, muito provavelmente você será entendido.

O significado exato do termo controlador ou driver vai depender muito do contexto que você o está usando, por exemplo, se eu estou falando de controlador no contexto sistemas de controle, ele provavelmente entendido como "compensador" (exemplo um compensador PI, PID, entre outros). No entanto, em algumas áreas os termos podem se confundir, como é o caso de quando estamos falando sobre um equipamento que aciona algum motor ou equipamento. A pequena diferença nesse último contexto é que quando se fala em driver, entendo como um dispositivo que tem além de um compensador (seja ele de malha fechado ou não), tem uma eletrônica de potência para o acionamento do dispositivo.

 

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sua dúvida.

 

Atenciosamente,

Plínio Costa
Senior Techinical Support Engineer
National Instruments Brazil



0 Kudos
Mensagem 6 de 8
70.397Exibições

Ola pessoal!

Estou tentando "ligar" o motor de passo A16K-M569, utilizando o driver MD5-HD14 e o NI myDAQ. Basecamente quero fazer o motor rodar para um lado ou para o outro na velocidade maxima. 

É o primeiro motor de passo que eu vejo, e não estou conseguindo programar corretamente. Qualquer dica é bem vinda, mas se tiver como mandar um passo a passo seria otimo. 

 

Obrigado!

0 Kudos
Mensagem 7 de 8
56.024Exibições

Olá Marcel,

 

Há uma área em nosso site somente de exemplos, você pode procurar algo lá:

 

www.ni.com/examples

 

Abaixo, algumas coisas que encontrei também:

 

http://search.ni.com/nisearch/app/main/p/bot/no/ap/global/lang/pt/pg/1/sn/catnav:wp/q/stepper%20moto...

http://search.ni.com/nisearch/app/main/p/bot/no/ap/tech/lang/pt/pg/1/sn/catnav:ex/q/stepper%20motor/

http://bono02.wordpress.com/2007/11/04/stepper-motor-with-labview/

 

Quando você iniciar sua aplicação, se alguma dúvida surgir não hesite em criar uma pergunta em nosso forum!

 

 

Barbara Pracek
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brasil

0 Kudos
Mensagem 8 de 8
55.993Exibições