From Friday, April 19th (11:00 PM CDT) through Saturday, April 20th (2:00 PM CDT), 2024, ni.com will undergo system upgrades that may result in temporary service interruption.

We appreciate your patience as we improve our online experience.

Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Calcular á area de sobreposição entre dois sinais em eletromiografia de superfície

Olá pessoal, tudo bem?

 

Sou um usuário novo do LabView, ainda não tenho muita experiência, por isso me desculpem qualquer expressão ou gafe.

 

Sou Fisioterapeuta, trabalho com eletromiografia de superfície (EMG) para fins de pesquisa e estou tentando encontrar alguma rotina que me auxilie a calcular a área de sobreposição entre dois sinais EMG normalizados, dispostos em uma mesma janela. A ideia em si é coletar sinais de dois músculos diferentes e medir a área formada por essa sobreposição de sinais. Os gráficos seriam expressos através de XY e ambos os sinais teriam formas sinusoidais.

 

Alguém pode me dar uma mão? Esclarecendo o que precisarei fazer, fornecendo material para leitura, exemplos de rotinas semelhantes ou, até mesmo, indicando algum livro ou artigo.

 

Muito obrigado.

 

Meu e-mail: rodrigopyy@gmail.com

Rodrigo Py G. Barreto
0 Kudos
Mensagem 1 de 16
38.658Exibições

Boa tarde Rodrigo.

 

Gostaria de entender um pouco mais como você vai obter estes sinais.

Além disso, você pode disponibilizar algum material para entender como é o cálculo que você quer chegar?

 

Não garanto o que poderei fazer, mas tentarei alguma coisa.

 

Até logo.

 

Mondoni
0 Kudos
Mensagem 2 de 16
38.650Exibições

Oi João, 

 

Claro, a aquisição dos dados será feita através de eletromiografia de superfície, depois disso, vou exportar os dados ao invés de analisá-los no software do fabricante. 
O processo de análise do sinal eletromiográfico começa com uma filtragem (passa-banda) entre 20Hz e 500Hz, depois o RMS (root mean square), esse RMS deverá ser normalizado pela CVM (contração voluntária máxima), então isso tudo nos fornecerá uma onda que representa a atividade elétrica daquele músculo.

A aquisição ocorrerá em 2 ou 3 músculos simultaneamente, gostaria de visualizar todos os sinais no mesmo gráfico, para ter primeiramente uma ideia qualitativa da sobreposição, mas também gostaria de poder ter a informação mais precisa, do valor da área sobreposta entre os músculos, assim é possível verificar se aqueles músculos estão trabalhando em sinergismo, ou seja, se existem músculos sendo recrutados demasiadamente na realização de um determinado movimento, quando em uma situação ideal, somente um músculo deveria ser melhor recrutado.

 

João, não sei se consegui ser mais claro ou se ao contrário, compliquei mais a descrição do meu problema...hehehe. 

Obrigado pela atenção.

 

Abraço.

Rodrigo Py G. Barreto
0 Kudos
Mensagem 3 de 16
38.647Exibições

Olá Rodrigo!

 

O que você tem pronto até o momento? 

Você já consegue ler os sinais?

Abs

Mondoni
0 Kudos
Mensagem 4 de 16
38.631Exibições

Oi João, 

Estamos na fase de escrita do projeto para submissão ao Comitê de Ética, não podemos fazer nenhuma coleta até ter a aprovação. Trabalho há tempo com EMG, mas nunca fiz essa análise de sobreposição antes. Por isso, estou estudando antes mais detalhes sobre isso e disposto a estudar, essa análise será algo novo para mim. 

Abraço.

Rodrigo Py G. Barreto
0 Kudos
Mensagem 5 de 16
38.629Exibições

Compreendo.


Acredito que o grande X ainda na minha cabeça seja a forma de medição entre os dois pontos.

Realmente, temo que não conseguirei te ajudar tanto quanto eu imaginava.

Mondoni
0 Kudos
Mensagem 6 de 16
38.624Exibições

Oi João, 

Se fizermos uma analogia, creio que seja algo parecido com o cálculo da curva ROC em estatística, em que se comparam as áreas sobrepostas formadas pelas relações entre sensibilidade e especificidade de dois exames para identificar qual exibe a maior área e, assim, concluir qual possui a maior capacidade de fornecer o diagnóstico clínico mais aproximado do correto. 

Mesmo assim, agradeço imensamente à atenção que você me deu. Se tiver sugestões de leituras ou materiais para me enviar te agradeço.

 

Abraço.

Rodrigo Py G. Barreto
0 Kudos
Mensagem 7 de 16
38.620Exibições

Bom dia Rodrigo,

 

Realmente acredito que meus conhecimentos não serão muito úteis. Mas estou te indicando alguns links para a introdução ao LabVIEW.

Creio que o maior problema para eu te ajudar seja realmente o entendimento de como as coisas serão feitas no seu projeto. Sugiro que, além de continuar este tópico no board em Português, tente abrir um novo tópico no board de LabVIEW Internacional. Certamente sua pergunta terá mais visibilidade.

 

Seguem os links que citei.

Primeiros Passos NI LabVIEW

LabVIEW 101

Materiais Didáticos LabVIEW (Livros)

 

LabVIEW Board - NI Discussion Forums

 

Peço até perdão por não poder ajudar tanto. Espero que consiga cumprir suas metas. 🙂

 

Atenciosamente,

Mondoni
0 Kudos
Mensagem 8 de 16
38.408Exibições

Ola Rodrigo,

Não sei se você já recebeu a ajuda que precisava com sua problema, mas há meios em qual você pode calcular esta área sim.  Como João falou você precisa adquirir os sinais primeiro.  Para adquirir estas sinais 'e provável que você vai precisar de um DAQ Data Acquisition dispositivo, e assim você vai poder ler os sinais em LabVIEW mesmo e usar as funções em labview para fazer as cálculos e analise as ondas.  Você vai poder ver um gráfico das ondas e também os resultados dos cálculos.  Espero que isso ajudo.  Se quiser também posso te ajudar traduzir seu pedido e o colocar na comunidade em Inglês.

Chad Rhoades

Mensagem 9 de 16
38.038Exibições

Oi Rodrigo

 

Nao sei se vc ja conseguiu avaliar a viabilidade do seu projeto com LabVIEW,  tenho bastante experiencia com projetos de engenharia biomedica. 

Trabalhei com medicos do depto de pneumologia da fac de medicina da usp desenvolvendo projetos de mecanica respiratoria, sinais de ECG e tomografia de impedancia eletrica.  

Nao cheguei a fazer projetos de emg, mas pelo que li da sua pergunta, vc esta querendo adquirir dois sinais de emg  e depois plotar um grafico XY com um sinal no eixo X e outro no eixo Y e depois calcular a area do grafico dentro da curva. Eh isso ? 

Eu fiz algumas rotinas de analise pra calcular Pressao por Volume (sendo que o volume era um sinal de fluxo de ar apos integracao). 

 

O LabVIEW possui rotinas para vc fazer graficos bem complexos e vc pode plotar os dados na forma XY como te falei. 

Para calcular a area, vc vai precisar implementar uma rotina que calcula a integral ponto a ponto da curva que vc vai encontrar. E isto eh relativamente simples,  tendo o array de pontos, basta vc fazer a soma das areas. 

 

Espero que tenha ajudado a esclarescer sua duvida. Qq coisa, se precisar de alguma ajuda, me coloco a sua disposicao. 

RKO
Mensagem 10 de 16
36.047Exibições