Discussão sobre Produtos NI

cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Amplificador Operacional Ideal

Sou novo no forum e no multisim e estou tendo alguns problemas para conseguir utilizar o software de forma a satisfazer minhas necessidades da faculdade. Estou cursando a disciplina de circuitos elétricos e precisava conseguir montar certos circuitos que utilizam amplificadores operacionais ideais, mas não sei se existe este tipo de componente no programa, já procurei e o máximo que encontrei foi um amplificador operacinal de 3 terminais e com diversas configurações...

 

...para resolver meus problemas (teóricos) de faculdade seria muito bom se eu disponibilizasse de um amplificador operacional ideal de 3 terminais, com um ganho infinito, impedância de entrada infinita e impedância de saída igual a zero.

 

Alguem sabe se este tipo de componente existe ou está disponível dentro do multisim 12 versão para estudantes?

 

 

Grato

0 Kudos
Mensagem 1 de 8
41.158Exibições

Olá EletronicStudent,

 

seja bem-vindo ao Forum em Português!

 

Existe sim a possibilidade de utilizar um amp-op ideal. Se você for na família de componentes analógicos, na divisão ANALOG_VIRTUAL, você verá dois componentes que você pode utilizar: OPAMP_3T_VIRTUAL e OPAMP_5T_VIRTUAL. A diferença entre eles é que o segundo possui os terminais de alimenção. 

 

Select a component.jpg

 

Depois de colocar os componentes na área de projeto, clique com botão direito e escolha Properties. Na aba Value você pode definir os parâmetros do componente.

 

Properties.jpg

 

Espero ter ajudado.

Ricardo Ramos
Account Manager
+5511989658513 | ni.com



Mensagem 2 de 8
41.152Exibições

Obrigado pela resposta, mas não era bem essa a minha dúvida. Eu já tinha visto esse componente, mas o que eu não entendo é como ele pode ser um ampop ideal se ele não tem impedancia de entrada infinita, impedancia de saída igual a zero, ganho infinito, etc

 

e nem sei pra quem servem os outros campos de valores, pois em exercícios de circuitos para a faculdade não utilizamos nenhum valor junto aos ampops entende?

 

minhas dúvidas então são:

 

porque esse componente que você me mostrou é ideal e porque tem tantos outros parâmetros ou que valores eu deveria por nesses parametros para deixa-lo realmente como um ampop ideal...

 

desde já agradeço muito a ajuda!!e desculpe ai minha ignorancia no assunto, mas é que pra quem nunca mexeu com isso (não fez curso técnico leva um pouco mais de tempo pra aprender todos esses conceitos com relação aos componentes)

 

abrçs

0 Kudos
Mensagem 3 de 8
41.144Exibições

Bem, para os valores de impedancia de entrada, de saida, ganho, você poderia inserir os valores nas propriedades (para valores infinitos você digitaria 9999...). Mas não encontrei a informação dos outros valores para o amp-op ideal.

 

Uma possibilidade é importar um modelo de um amp-op ideal. O Multisim trabalha com modelos Spice, então você pode importar um modelo pronto. No primeiro link abaixo tem uma explicação de como importar um modelo para o Multisim e no segundo, há uma página com um modelo Spide de um amp-op ideal.

 

http://www.ni.com/white-paper/3173/en

 

http://www.ecircuitcenter.com/circuits/opmodel1/opmodel1.htm

Ricardo Ramos
Account Manager
+5511989658513 | ni.com



Mensagem 4 de 8
41.142Exibições

Pow muito obrigado pela ajuda, vou tentar seguir esse tutorial para ver se isso resolve e depois posto aqui, vlw kra

 

abrc

0 Kudos
Mensagem 5 de 8
41.138Exibições

Olá,

 

Observando a referida discussão tenho interesse em conhecer aplicações do labview em circuitos elétricos/eletrônicos para demonstração em uma disicplina de mestrado em educação em engenharia. Você poderia me me ajudar no "caminhoo das pedras", pois parece que há a necessidade de conhecer o MultiSim. Bom, eu já conheço o NI Elvis, mas tudo o que envolver circuitos elétricos/eletrônicos (arquivos, apostilas, links) me será útil.

 

Muito Obrigado!

No aguardo.....

0 Kudos
Mensagem 6 de 8
34.628Exibições

Bom dia paysandu,

 

Bem, o site na National Instruments oferece alguns tutoriais e webcast's acerca de diversos assuntos.

 

Vou passar 3 links que podem ajudar a iniciar seus estudos:

 

Manual do Getting Started with NI Circuit Desingn Suite
Acesse: http://digital.ni.com/manuals.nsf/websearch/E2AB5C177A5C95C186257650006948F6

 

Tutoriais - Aqui você encontra tutoriais acerca das mais variadas plataformas e software da National Instruments
http://www.ni.com/tutorials/pt/

 

Tutoriais - Produtos acadêmicos
http://search.ni.com/nisearch/app/main/p/ap/tech/lang/pt/pg/1/sn/catnav:tu,n8:4018/

 

Para mais informações, sugiro que entre em contato com nossa equipe para marcar uma visita até a instituição, visto que, nossos engenheiros de campo poderão verificar melhor suas necessidas.

Se preferir ligue: (11) 3149-3149

 

Atenciosamente,

 

Rita Souza
Engenharia de Aplicações
National Instruments Brazil

0 Kudos
Mensagem 7 de 8
34.614Exibições

Ok,obrigado!

0 Kudos
Mensagem 8 de 8
34.612Exibições